Estamos em novembro e logo chegarão as promoções da Black Friday. Esse é o período das maiores compras de todo o ano. A data, geralmente, dia 25/11, é o momento das pessoas comprarem mais barato aqueles produtos que passaram o ano desejando, ou, às vezes, é só pelo impulso consumista. De qualquer modo, nesse período o índice de fraudes em compras on-line também aumentam e as maneiras são diversas. O grande motivo pode ser a “baixa da guarda” dos consumidores, que desconfiam menos e se deixam levar pelos anúncios hipnotizantes.
Sabendo sobre toda essa problemática, fizemos este conteúdo a fim de alertar sobre quais são os golpes mais comuns e como evitá-los. Além disso, nos tópicos a seguir, passaremos também alguns procedimentos para você seguir caso caia em algum golpe.
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ToggleSaiba como se proteger dos golpes on-line mais comuns
Assim como os golpes físicos, pela internet eles também são muito frequentes. Se tornaram ainda mais costumeiros após a pandemia, quando as pessoas conheceram de verdade o mundo das lojas on-line e os Apps de delivery. Mas alguns que falaremos aqui nem precisam que você acesse primeiro. Veja quais são e como de preservar deles.
Falso boleto bancário: esse golpe acontece muito com pessoas que acessam sempre seus e-mails. Nele, você recebe um boleto de uma cobrança de algum banco aleatório, muitas vezes você nem tem conta nele. Sempre diz que você está devendo e mandam um valor proposta de quitação em boleto. Para sua segurança, confira a sua conta antes e não clique em links ou arquivos, podem conter vírus.
SMS de transferência: essa é uma tática que os fraudadores encontraram para instalar vírus nos aparelhos celulares, eles te enviam um SMS dizendo que uma transferência foi feita da sua conta. Entretanto, muitas vezes, acontece que você nem tem conta no banco mencionado. Mas se caso for um banco que você tem conta ou cartão, verifique direto pelo seu App e nunca clicando em links enviados.
Anúncio phishing: esse tipo de golpe pode aparecer nas redes sociais, sites ou ser enviado por e-mail. Muitos caem nesse golpe porque são produtos com preços muito atrativos e algumas vezes eles usam o nome de empresas conhecidas. Dica: procure o site original pelo seu navegador e busque lá pela promoção. Se a loja não for conhecida, pesquise sobre ela no “Reclame Aqui” e “Sites Confiáveis” são sites que passam muitas informações importantes.
Muitos são os golpes na praça, então fique sempre atento aos sinais. Nosso assunto ainda não acaba aqui, veja sobre os golpes em ambientes físicos no próximo tópico e saiba como evitá-los também.
Proteja-se também de golpes na Black Friday em ambientes físicos
Todo cuidado deve-se ter, os fraudadores não estão para brincadeira. Então, pensando nisso, nós também não podemos dar mole e precisamos começar nossa autodefesa. Para isso, selecionamos neste tópico os golpes em ambientes físicos mais comuns em tempos de Black Friday. Muita atenção para as dicas!
Wi-Fi público: você é a pessoa que procura uma rede grátis quando sai para acessar suas redes sociais? Cuidado, não utilize esse tipo de rede para fazer transações bancárias, elas podem coletar informações como logins e senhas da sua conta. E se puder, sempre evite esse tipo de conexão, não apenas em transações bancárias. É um risco muito grande.
Pagamento por aproximação: esse tipo de pagamento é um dos mais seguros. Isso porque, o sistema gera um código diferente a cada pagamento que impede a reutilização dele em outras compras. Por causa disso, hackers invadem os sistemas de estabelecimentos comerciais e bloqueiam esse tipo de pagamento. Dessa forma a pessoa precisa, digitar a senha e seus dados são coletados.
Portanto, em situações assim, peça para usar outra máquina que dê para passar por aproximação ou pague de outra forma (pix ou dinheiro).
Falso QR Code: esse é bem atual, cuidado ao fazer pagamentos através de QR Code exposto em placa, algumas pessoas se aproveitam da desatenção do atendente e colam outro QR Code por cima do original, assim todos os pagamentos vão para outra conta. Sempre que for pagar, confira se tem algum adesivo colado e confirme o nome que aparece na transação.
Caí em um golpe comprando on-line, o que faço?
Em casos da pessoa cair em algum golpe, como por exemplo: comprou um produto em site duvidoso ou através de anúncios mentirosos, primeiramente, entre em contato com a sua instituição financeira. Quando informar sobre a situação, explique se foi por cartão de crédito e tente cancelar a compra ou até mesmo o cartão e pedir outro.
Além disso, você já conhece o Mecanismo Especial de Devolução (MED)? Ele é exclusivo para transações feitas com o Pix, facilitando as devoluções em casos de fraudes, ele aumenta as chances da vítima recuperar seu dinheiro.
Funciona da seguinte forma:
- Você faz a reclamação na sua instituição financeira em até 80 dias da data em que fez o Pix.
- A solicitação será analisada e o recebedor terá o valor bloqueado na conta, até o fim da avaliação.
- Se concluir que não foi fraude, o recebedor terá o valor desbloqueado.
- Se concluir que foi fraude, a vítima receberá de volta o valor total ou parcial em até 96 horas.
Você também poderá usar o MED nos casos de falha operacional do Pix, que acarretem transações duplicadas. O caso é analisado, se constatar erro, a vítima receberá o dinheiro de volta em até 24 horas. Confira na íntegra a RESOLUÇÃO BCB Nº 103, DE 8 DE JUNHO DE 2021.
O Cartão Virtual é seu aliado nas compras on-line da Black Friday
Para você que gosta de aproveitar as promoções das lojas on-line principalmente na Black Friday, nós temos uma dica de ouro. Utilizando o cartão virtual, as suas transações se tornam mais seguras, práticas e rápidas.
O cartão virtual é o formato do seu cartão de crédito para acessar pelo App da sua instituição financeira. Assim como o cartão físico, ele tem 16 números, data de validade, CVV e nome do titular. Fora o nome do titular, todas as outras informações são diferentes do seu cartão físico. Uma diferença do cartão físico é que ele não possui senha, por isso é a melhor opção para compras on-line.
As maiores vantagens desse cartão são: fácil de bloquear e gerar um novo sem custo em caso de vazamento de dados em alguma compra pela internet que achou suspeita; é uma excelente forma para usar em pagamentos de aplicativos: Uber, Ifood e Netflix são alguns deles; além disso, é muito prático e rápido para ativar e bloquear.
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