O câncer de próstata é um assunto importante, mas que muitas vezes é deixado de lado. Isso porque, infelizmente, ainda hoje muitos homens negligenciam o cuidado com a saúde. Porém essa falta de cuidado pode contribuir para problemas graves de saúde, como no caso do câncer de próstata.
A atenção regular com a saúde previne problemas de saúde, ajuda no diagnóstico precoce de doenças e consequentemente aumenta as chances de eficácia do tratamento. Assim sendo, quando o assunto ´´e câncer de próstata é preciso tomar todos os cuidados e um dos primeiros passos é a busca por conhecimento e a prevenção.
Conheça as coberturas do Seguro Vida + Homem
Explore os principais tópicos deste artigo
ToggleCâncer de próstata: como prevenir?
A prevenção do câncer de próstata começa com cuidados muitos simples, que além de ajudar a evitar a doença, também contribuem para uma vida mais saudável. Nesse sentido, a primeira dica de prevenção é ter uma alimentação saudável.
Ou seja, consuma frutas, legumes, verduras e cereais integrais, além disso evite alimentos prontos para o consumo ou para aquecer, bem como bebidas adoçadas. Também evite bebidas alcoólicas e não fume.
Outra dica importante é praticar atividade física. E não adianta se apagar a desculpa que não tem tempo, basta fazer uma caminhada, dançar em casa, trocar o elevador pelas escadas, já é um bom começo. Visto que, manter o peso corporal adequado é também uma maneira de prevenir o câncer de próstata.
Quais são os sinais e sintomas?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. No entanto alguns homens relatam os seguintes sinais: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Vale destacar que esses sinais também são sintomas de outras doenças, por isso a recomendação é sempre fazer um acompanhamento médico para determinar o diagnóstico correto, bem como o tratamento necessário.
Como é o tratamento desse do câncer de próstata?
O tratamento do câncer de próstata passa por algumas etapas, que podem ser individuais ou combinadas. Nesse sentido, o médico irá avaliar o caso e definir por onde o tratamento começa. Geralmente as opções são: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e tratamento hormonal.
É importante lembrar que nem sempre as pessoas têm condição de custear as despesas desse tipo de tratamento. No entanto o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece esse tratamento, porém para quem deseja um tratamento particular ou quem não consegue atendimento no SUS, ter um seguro de vida facilita o processo.
Leia também: Seguro auto: aprenda o que é preciso analisar antes de contratar
Seguro vida + homem: quais as vantagens?
Com o seguro vida + homem, em caso de diagnóstico de câncer de próstata, é possível solicitar parte do valor da apólice para auxiliar no tratamento. Além disso, tem cobertura por invalidez: permanente, total ou parcial devido a acidentes. Também é possível receber todo o valor da apólice contratada em caso de diagnóstico de doença terminal.
Vale destacar que, na contratação, é possível personalizar o seguro. Assim sendo, o segurado pode ser amparado em casos de doenças como câncer, AVC, insuficiência renal, infarto, esclerose múltipla, alzheimer, parkinson, embolia pulmonar e outras.
Para contratar o seguro vida + homem, você pode procurar uma das cooperativas CrediSIS e conversar com um dos consultores. Na unidade você será informado sobre todos os detalhes, como documentação necessária, bem como o período de cobertura, valores e forma de pagamento.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.