E aí, a viagem de férias já tá programada? Esse é o período que muitas pessoas se organizam para viajar em família, aproveitando o recesso escolar. Assim sendo, é importante lembrar, que além de se preocupar com os detalhes da viagem, também é preciso deixar a casa protegida enquanto estiver fora.
Nesse sentido, alguns cuidados simples podem ser adotados para que sua casa fique segura enquanto você aproveita a viagem em família. Preparamos algumas dicas que vão te ajudar.
Leia também: Renovação do seguro: saiba quando e como fazer
Explore os principais tópicos deste artigo
ToggleCasa protegida: avise amigos e vizinhos de confiança
Quando for viajar é interessante que pessoas da sua confiança sejam avisadas. Isso porque, você pode pedir ajuda para cuidar da sua casa enquanto estiver fora. Assim sendo, comunique a um vizinho sobre a viagem e repasse orientações.
Ou seja, informe quantos dias ficará fora da residência, peça para a pessoa ficar atenta e se perceber alguma movimentação suspeita nas proximidades do imóvel, acionar a polícia. Mas lembre-se, nem todo mundo precisa saber que sua família estará em viagem e ninguém ficará em casa.
Verifique as trancas da casa e cuidado com as chaves
Certamente deixar sua casa bem trancada é extremamente importante. Por isso, alguns dias antes da viagem, verifique todas as trancas. Teste se estão funcionando corretamente, se necessário faça reparos, ou até mesmo reforce a segurança colocando mais fechaduras.
Evite deixar cadeados do lado de fora do portão, visto que isso pode chamar atenção e deixar evidente que não há ninguém em casa. Além disso, nada de deixar chave escondida debaixo do tapete, no vaso de planta, ou qualquer outro lugar. Se algum amigo ficou responsável por ir até sua residência para prestar algum cuidado, deixe a chave diretamente com ele.
Confira: Como tornar sua viagem mais segura e vantajosa usando o cartão de crédito
Contrate um seguro residencial
A cobertura básica de um seguro residencial possui amparo em diversos casos e garante assistências para possíveis prejuízos, como incêndio, explosão, implosão e fumaça. Desse modo, você também fica amparado com serviços de caçamba, encanador, eletricista, chaveiro e até reparo em diversos eletrodomésticos.
Além disso, você pode contratar coberturas adicionais de acordo com a sua necessidade. Portanto, é possível ter assistência para reposição de vidros em caso de quebra, amparo aos itens perdidos ou danificados em caso de roubo ou furto, entre outros benefícios. Certamente você vai viajar mais tranquilo.
Aparelhos eletrônicos devem ficar desligados
Lembrando que para evitar algum incidente o recomendado é deixar os aparelhos eletrônicos desligados. Por isso, tire os equipamentos da tomada, caso precise deixar geladeira ou freezer ligado, reduza a potência. Porém, se for uma viagem longa, o ideal é retirar os alimentos da geladeira e desligá-la também.
Seguindo essas dicas você pode viajar em família com tranquilidade, e ao voltar, encontrar a sua casa segura. Afinal, viajar é muito bom, mas voltar pra casa é melhor ainda.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.