Se você esta começando um negócio próprio, certamente já se deparou com alguns assuntos que não são tão conhecidos. O capital de giro para empresa é um dos termos que surgem, por exemplo. Dessa maneira, também tem muita gente que se pergunta: como aumentar o capital de giro da empresa?
Assim sendo, para te ajudar preparamos neste texto, algumas dicas importantes sobre esse tema. Porém, o destaque fica para a antecipação de recebíveis que é uma estratégia muito usada, na hora de ter um capital de giro maior. Afinal, o capital é algo importante para o início da sua empresa, bem como para a saúde financeira dela ao longo dos anos.
Leia mais: Seu negócio precisa de uma maquinha de cartão
Explore os principais tópicos deste artigo
ToggleO que é o capital giro para empresa?
Primeiramente, antes de saber como aumentar o capital de giro da empresa, vamos entender minimante o que é o capital. Provavelmente você já deve saber que quando falamos em capital de giro, estamos falando de dinheiro.
Assim sendo, o capital é o dinheiro que você precisa para abrir sua empresa e deve mantê-lo na conta bancária para quitar dívidas enquanto o dinheiro das vendas chegue ao caixa da empresa.
Desse modo, o capital de giro deve ser a diferença entre o valor que empresa tem disponível e o dinheiro destinado ao pagamento das despesas, sejam elas, fixas ou extras.
Como aumentar o capital de giro da empresa?
Existem várias estratégias que podem ser aplicadas quando você procura opções de como aumentar o capital de giro da empresa. Por exemplo, reduzir as despesas da empresa, ter controle do fluxo de caixa, controle de estoque e vendas.
Bem como ter um bom planejamento financeiro a médio e longo prazo. Porém, hoje a gente vai detalhar um pouco melhor sobre uma opção que é muito utilizada, que é a antecipação de recebíveis.
Antecipação de recebíveis
Em um breve resumo, essa estratégia permite que a empresa receba antecipadamente valores que tinham previsão de entrada futura. Dessa maneira, essa se torna uma opção prática e eficiente para quando você precisar de alternativas de como aumentar o capital de giro da empresa.
Isso porque, a antecipação de recebíveis tem menos burocracia que e um empréstimo, por exemplo. As taxas não são altas de mais, logo é uma opção que certamente será viável para o seu negócio, gerando saúde financeira.
Você também pode gostar: Domicílio Bancário: tudo o que você precisa saber
Como funciona a antecipação de recebíveis?
Quando o assunto é como aumentar o capital de giro através da antecipação de recebíveis, é preciso entender como funciona esse processo. Isso porque, você precisa se organizar para que objetivo final seja alcançado.
Assim sendo, como dito anteriormente, com essa estratégia, os valores pagos pelos seus clientes em cartão, cheque, boleto ou duplicata, podem entrar no caixa da empresa antes da data prevista. Dessa maneira, o capital de giro fica maior.
Mas como ter essa antecipação de recebíveis, você pode estar se perguntando. Então, vamos lá. Para solicitar essa opção de linha de crédito, você precisa procurar sua instituição financeira e demonstrar interesse nesse recurso.
Depois disso, a instituição vai te apresentar o valor da taxa é o prazo para que o dinheiro seja disponibilizado na conta da empresa. Lembrando que você deverá informar à instituição as notas fiscais que correspondentes aos valores que serão adiantados.
Por fim, se você estar em busca de como aumentar o capital de giro da empresa, procure uma das cooperativas do Sistema CrediSIS, converse com um dos nossos consultores e pergunte sobre a antecipação de recebíveis.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.