Para o fortalecimento de hábitos financeiros saudáveis de uma pessoa, é preciso uma base sólida de educação financeira. Isso se faz com ensino de noções de gestão de dinheiro, poupança, investimentos e empréstimos.
Portanto, a educação financeira é uma forma eficiente de uma pessoa se tornar consciente sobre essas questões, pois ela o capacita a planejar melhor seus objetivos. E falando nisso, que tal começar esse planejamento a partir da infância? Dessa forma, possibilitar uma vida adulta muito mais organizada para a criança de hoje.
Explore os principais tópicos deste artigo
TogglePor que é importante ensinar educação financeira para criança?
A educação financeira, apesar de ser um tema pouco discutido no meio familiar, é muito importante para a criança. O entendimento desse assunto impacta tanto na vida do futuro adulto quanto no crescimento e desenvolvimento do país. Pensar em educação financeira é pensar em poupar e isso corresponde à responsabilidade e sustentabilidade.
Portanto, uma coisa que é muito interessante é a forma de abordar o tema com as crianças. Para isso, organizamos duas formas que funcionam bem com os pequenos. Por esse motivo, procuramos formas divertidas de atividades que sejam eficientes. Dentro disso, escolhemos leituras e jogos, e a seguir vamos citar algumas opções para a criançada já poder começar a entrar nesse mundo da educação financeira.
Você pode gostar de ler: Renda fixa: investimento seguro para começar agora
Leituras lúdicas como forma de educação financeira
A leitura é uma boa opção de ensinar, pois além de trabalhar o aprendizado em educação financeira, melhora o hábito de leitura. Com a leitura, a criança já aprende como poupar e administrar melhor seu dinheiro, visto que existem muitas opções com essa temática. Vamos citar algumas sugestões excelentes:
Como se fosse dinheiro (Editora Salamandra): A obra de Ruth Rocha pode ser considerada uma valiosa lição de responsabilidade, mostrando às crianças o verdadeiro valor do dinheiro. O livro nos convida a refletir sobre a importância das cédulas e das moedas como representantes concretos do que é considerado dinheiro, destacando a importância de transmitir essa informação de forma clara e compreensível para os pequenos.
O Menino e o Dinheiro (Editora Dsop): O livro do autor Reinaldo Domingos introduz a criança ao universo das relações com o dinheiro por um caminho lúdico e poético. A história semeia a importância do hábito de poupar com o objetivo de realizar sonhos. Nele, a criança absorve conhecimento sobre espera e esforço, que são essenciais para ela ter no futuro uma vida financeira com equilíbrio e próspera.
Dinheiro, Dinheirim – Moeda no Cofrim (Editora Senacsp): Possui um texto composto por versos, de linguagem simples, divertidos e de fácil compreensão. Ele aborda o tema educação financeira como recurso para promover a qualidade de vida e a construção de uma sociedade melhor. Esta é uma ferramenta valiosa para aproximar a criança dessa temática muito importante.
Ensinando com jogos divertidos
É muito interessante falar dos jogos como ferramentas para educação financeira para crianças. Essa forma de ensinar ajuda muito com a compreensão de conceitos específicos e difíceis. Por isso, incluir esses jogos no aprendizado, ajuda a criançada aprender e levar a consciência sobre a necessidade de uma vida financeira organizada para toda a vida. E para facilitar essa diversão, separamos de muitas opções 3 excelentes jogos:
Banco imobiliário: Neste jogo a criança lida com negociações de compra e venda de propriedades como hotéis, empresas e casas. Se você acabar o jogo com mais propriedades e não falir, ganha.
Dia da mesada: O jogo é excelente para jogar em família, principalmente aquelas que os filhos recebem mesada. Nesta brincadeira, a criança aprende como usar seu dinheiro de maneira consciente.
O pequeno empresário: Perfeito para os pais que querem proporcionar aos seus filhos uma imagem do universo dos empreendedores durante a infância. Neste jogo a criança aprende como funciona o dia a dia do empreendedor e consegue entender a importância de juntar dinheiro.
Que tal ensinar seu filho a educação financeira do mundo real?
Isso mesmo, uma maneira de seu filho já começar a exercitar tudo que aprendeu e aprender mais sobre educação financeira é através dos exemplos dos pais. Para você que já é cooperado, torná-lo um cooperado CrediSIS será o maior exemplo disso. Você consegue isso através da Conta CrediSIS Kids. Com essa conta seu filho pode aprender, além de cuidar das finanças e suas mesadas, entender o quanto pode contribuir para uma sociedade melhor com o cooperativismo.
Sendo assim, inserindo seu filho nesse mundo fazendo para ele uma Conta Kids, você poderá mostrar a ele o quanto o cooperativismo pode transformar vidas, sejam cooperados ou cidadãos da comunidade.
Gostou da ideia? Então, procure uma cooperativa CrediSIS e torne seu filho um novo cooperado.
Leia também: RDC: investimento com rentabilidade e segurança