Formas de pagamento: por que é importante oferecer diferentes opções ao seu cliente?

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Se você trabalha com venda de algum produto ou serviço, certamente se preocupa com a qualidade daquilo que entrega, visto que isso é fundamental para fidelizar o seu público. Mas você sabia, que também é super importante se preocupar com as formas de pagamento que oferece ao seu cliente?!

Isso porque, o seu público é composto por pessoas que possuem diferentes tipos de perfis, e provavelmente optam por formas de pagamentos distintas. Assim sendo, quanto mais opções você oferece, mais são as chances de convergência da venda. Portanto, conheça o seu público e forneça formas de pagamentos que atenda desde o estilo mais conservador, que só paga em dinheiro, até os perfis modernos, que optam por opções de pagamentos digitais.

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Quais são as melhores formas de pagamento

As melhores formas de pagamento serão sempre aquelas que atendam a necessidade do seu público e que ofereçam praticidade e segurança no momento da compra. Desse modo, não há como especificar que uma opção ‘x’ é a ideal para qualquer tipo de negócio.

O indicado é ter conhecimento do perfil consumidor do seu cliente, e assim oferecer o que faz sentido para ele. Mas lembre-se que é importante sempre ter disponível mais de uma opção de pagamento, isso facilita a venda e consequentemente aumenta o seu faturamento.

Como saber qual o perfil consumidor do meu cliente?

O perfil consumidor do seu cliente é formado a partir de um conjunto de características dele: idade, escolaridade, região em que mora, gostos, cargo, além de outras coisas. Dessa maneira, não há como saber o perfil consumidor do seu cliente, sem antes conhecer muito bem quem é o seu cliente.

Portanto, para conhecê-lo é preciso ouvi-lo. Assim sendo, invista em pesquisas que vão te trazer esses dados. Você vai poder traçar o perfil do consumidor ideal, chamado de persona. É com base nas características, gostos e preferências dessa persona que você vai conseguir melhorar a forma de se relacionar com seu público, personalizar a oferta de produtos e serviços, e obviamente saber quais são as formas de pagamentos que mais agradam o seu público.

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Quais os principais meios de pagamentos?

Depois que você identificar qual é o tipo de perfil do seu público e descobrir as formas de pagamento que mais agradam seus clientes, é importante conhecer os meios de pagamentos mais utilizados no comércio.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são: dinheiro (71%), PIX (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).

É importante destacar que essa porcentagem abrange as preferências de uma forma geral. Porém, se olharmos para algumas especificidades da loja, as porcentagens podem ser diferentes. Por exemplo, a pesquisa da CNDL apontou que nas compras em lojas físicas o cartão de débito (32%) é o mais utilizado. Já o cartão de crédito é o preferido nos pagamentos de compra online (52%).

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O pagamento por boleto é uma boa opção?

O boleto bancário ainda é uma boa opção de pagamento. Com certeza vai fazer sentido para o perfil de consumidor que não tem cartão de crédito e quer fazer uma compra, mas não consegue pagar à vista.

Além disso, até quem possui o cartão de crédito pode optar pelo boleto, para evitar o comprometimento do limite do cartão. Desse modo, se essa opção está entre as formas de pagamento preferidas do seu público, vale a pena oferecer.


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