Placas Solares, faça um projeto de economia com segurança

Compartilhe

Placas solares são a base para o funcionamento do sistema de energia solar. Para isso, existem muitos equipamentos importantes para o projeto acontecer. Além disso, por ser derivada da luz e do calor do sol, esta é uma fonte de energia renovável e sustentável. Ou seja, muito necessária em nossa realidade.

Portanto, para você entender a dimensão da importância desse tipo de geração de energia, pontuamos 4 motivos para você aderir a esse sistema:

Energia responsável: A energia solar é uma alternativa limpa e sustentável, o uso dela não prejudica o efeito estufa e não impacta nas mudanças climáticas.

Renovação diária: O sol é uma fonte inesgotável e está presente em quase todos os lugares da terra, ele se tornou mais viável até em regiões mais afastadas, como setores rurais ou alto de montanhas.

Economia e independência: Os sistemas de energia solar podem reduzir os custos com eletricidade de 50% a 95%, podendo o usuário se tornar independente das outras fontes disponíveis.

Produtividade e empregabilidade: Com o crescimento da indústria de energia solar, o setor vem impulsionando novos empregos e o desenvolvimento econômico. Assim, contribuindo com o avanço das tecnologias e novas infraestruturas.

Assim, podemos perceber que a importância da energia solar é influente por vários fatores, oferecendo muitos benefícios à sociedade geral.

Entenda como funciona a energia solar por sistema fotovoltaico, o mais utilizado

A energia solar é uma fonte essencial de energia renovável, ela se origina da conversão do efeito fotovoltaico, que capta a luz solar pelos painéis solares. Esses painéis são compostos, geralmente, o componente chamado silício ou outro material semicondutor. Então, quando a luz solar encontra a célula fotovoltaica, faz com que os elétrons se movimentem e gerem eletricidade.

No entanto, há diversas maneiras de gerar energia a partir de sistemas fotovoltaicos. O funcionamento direto requer apenas uma etapa, a captura da energia solar e sua conversão em energia utilizável, enquanto o modo indireto necessita de duas ou mais etapas, como na energia heliotérmica.

Além disso, existem os sistemas passivos que agem diretamente como nas estufas que transferem calor solar para o aquecimento do ambiente, e os sistemas ativos, que utilizam dispositivos mecânicos para melhorar a captação solar, como em sistemas de aquecimento solar que empregam bombas para a circulação de água.

A geração de energia solar não apenas é simples e eficiente, como também contribui para a redução dos impactos ambientais. Assim, ela promove a melhoria da qualidade de vida das pessoas e ajuda a amenizar o aquecimento global.

Conheça formas de proteger seu sistema com placas solares e manter o investimento seguro

Segundo matéria publicada pelo site Terra, “a energia solar que o sistema fotovoltaico gera é limpa, sustentável, não gera poluição”. Pode-se dizer que esse é um importante ponto para investir no sistema. Como já dissemos antes, outro grande fator responsável pela busca desse modelo de energia é a economia que ele pode proporcionar aos usuários. 

O investimento geralmente acontece através de financiamento, e ele mesmo se paga pela economia no final das contas. Outro fator que precisamos pontuar é como proteger esse investimento. Como as placas solares são bem aparentes, onde quer que instale, ficam suscetíveis a danos externos diversos. Então, existem alguns equipamentos que você pode utilizar para proteger esse bem:

Sendo assim, sensores, radares e câmeras pode-se considerar itens essenciais, principalmente em grandes áreas de geração de energia solar, podendo registrar invasões e furtos de equipamentos.

Entretanto, fazer um Seguro Placas Solares, vem como uma das melhores opções no mercado para evitar prejuízos por danos aos equipamentos do sistema de geração de energia.

Coberturas que você pode ter com o Seguro Placas Solares do CrediSIS

Levando em consideração as diversas eventualidades que podem ocorrer, o seguro possui coberturas para:

  • Dano acidental de causa externa causada ao equipamento;
  • Vendaval;
  • Chuva de Granizo;
  • Incêndio;
  • Queda de Raio;
  • Explosão;
  • Roubo ou Furto​

Além disso, podendo compor essas coberturas, temos as coberturas adicionais, que são as contra danos elétricos, como equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico: 

  • Módulos e placas fotovoltaicos;
  • Relógio bidirecional;
  • Inversor;
  • Controlador de carga;
  • Equipamento de proteção/ string box.

O seguro é extremamente importante e necessário para proteger seu investimento neste excelente projeto de economia, e você encontra facilmente nas cooperativas CrediSIS. Procure seu gerente!

Leia também: Seguro Prestamista: o que é e como funciona?

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também