Você sabia que com um manejo adequado é possível melhorar a produção da Safrinha? Estamos em um cenário dinâmico em que adotar tecnologias atuais é a chave para uma produção mais eficiente. Quando falamos em tecnologia, não estamos falando apenas de drones, sistemas que medem a meteorologia ou tablets, hoje existe muita tecnologia na área de sementes (resistentes e mais produtivas), adubação e produtos de sanitização. Diante disso, existem diversas formas de investir nesse período, sim, investir, pois será necessário fazer um investimento diferente para obter os resultados que você quer.
Com uma visão estratégica e ação assertiva, você poderá construir uma produção mais eficaz para a sua propriedade. E quando falamos em crescimento e produção, junto está investimentos necessários para fazer. Por isso, solicitar um crédito na sua cooperativa poderá ser uma excelente saída, visto que nelas, o cooperado tem condições melhores para o pagamento.
Explore os principais tópicos deste artigo
TogglePara uma visão estratégica na safrinha é necessário comportamento analítico
Ter uma visão estratégica na hora de estruturar o planejamento da sua próxima cultura, trata-se do comportamento analítico que você precisará adotar. Para avaliar questões como as condições gerais da sua região. Para isso, é preciso considerar se a safra passada aconteceu no período certo, se a colheita atual será no período esperado e quais serão as condições do clima e solo após isso.
Dessa forma, o conhecimento sobre essas especificidades são necessárias, por suas situações diferentes, como seca e chuva, que são variantes que influenciam muito no resultado da sua produção. Portanto, se o solo não estiver pronto para receber a semente, talvez não compense fazer o plantio. Sendo assim, o desenvolvimento atrasado da lavoura anterior pode interferir no plantio da safrinha, precisando repensar o plantio para evitar prejuízos.
Em resumo, o que queremos dizer é que você precisará analisar o solo. Assim, descobrir o que ele precisa para que a sua semente germine da maneira mais eficiente possível. Para isso, será necessário fazer o manejo de adubagem, fertilização e controle de pragas, fazendo na hora e medida certa (orientamos buscar ajuda de um profissional). Outra questão é analisar o mercado, para saber se estará receptivo para o tipo de cultura que você pretende fazer. A previsão de valor do grão servirá para resolver o que valerá mais a pena plantar.
Investir em armazenamento adequado da sua safrinha é primordial
Imagine que você cumpriu todos os procedimentos anteriores da plantação, investiu em análise de solo, pesquisou as previsões do clima, fez a adubação, fertilização e controle de pragas e sua lavoura tornou-se um sucesso. Então, você fez a colheita, mas na hora de fazer a entrega dos grãos, descobriu que sua armazenagem prejudicou muitos sacos da colheita. Um fato, o cuidado com o armazém foi falho.
Então, salientamos que a etapa de armazenagem é muito importante, pois ela precisa preservar o produto e manter a qualidade trabalhada em todo o plantio da cultura. Por causa disso, são necessárias práticas de prevenção contra essas perdas. Você precisará assegurar que o lugar que armazenará os grãos esteja limpo e com sistemas de secadores e controle de umidade estejam funcionando perfeitamente.
Métodos de controle de qualidade na armazenagem dos grãos
Alguns métodos físicos servem para proteção dos grãos que envolvem o manuseio a fim de reduzir ou eliminar pragas no armazenamento. Segundo o manual da Embrapa (a partir da pág. 35), essas ações podem acontecer isoladamente ou simultâneas.
Temperatura: existe uma temperatura ideal para retardar ou eliminar a proliferação de pragas, consulte no manual cada uma delas.
Umidade relativa do ar: a diminuição da umidade causa ambiente desfavorável aos insetos infestadores de armazenamentos.
Controle de atmosfera: para essa técnica é necessária a instalação de silos herméticos, para isso considere a relação custo/benefício para viabilizar o método.
Uso de pós inertes: é uma técnica muito antiga, mas que se mostra muito eficaz (consulte sempre um profissional).
Remoção física: consiste na utilização de uma peneira para auxiliar.
Existem ainda métodos para tratamento preventivo de grãos e sementes. Após eles serem limpos, secos e expurgados, deve-se colocar em armazéns limpos e higienizados. Além disso, para armazenagem superior a 60-90 dias, existe a possibilidade de tratamento químico, mas isso você deve consultar o profissional responsável pela área. Aliás, para todos os procedimentos adotados em sua lavoura, recomenda-se consultar um profissional.
Consiga crédito rural no CrediSIS para não faltar nada na sua safrinha
Hoje o crédito rural é uma forma de financiamento que oferece muitos benefícios, inclusive uma tabela de alíquotas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) muito vantajosa. Você, cooperando no CrediSIS, tem esse suporte financeiro que impulsiona o setor agropecuário, proporcionando condições acessíveis. O Crédito Rural é uma ferramenta eficaz para o crescimento e desenvolvimento das suas culturas.
Dessa maneira, você pode investir na sua produção com o crédito certo para te fazer crescer, com linhas de crédito que contam com o incentivo do governo federal. Contudo, em nossas cooperativas, você ainda tem a possibilidade de conseguir um crédito com recursos próprios (da cooperativa) que beneficia desde a agricultura familiar até grandes produtores rurais, que fazem parte do CrediSIS.
Você pode saber mais detalhes sobre esses créditos em alguma de nossas cooperativas, inclusive começar a cooperar conosco e aproveitar todos os benefícios de fazer parte do cooperativismo CrediSIS.
Leia também: Multirrisco Rural: o que avaliar e como contratar esse seguro