Boletos no DDA são pagos automaticamente? Descubra como funciona

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O Débito Direto Autorizado (DDA), é uma ferramenta que ajuda muito na organização financeira. Certamente, se você utiliza, já percebeu que fica muito mais fácil ter o controle dos boletos que você tem que pagar. Mas por falar em pagamento, será que os boletos no DDA são pagos automaticamente? A resposta é: não.

Mas como assim? Por que não? Pois é, muita gente faz essa ‘pequena confusão’. Isso porque, a maioria das pessoas acredita que o DDA e o débito automático são a mesma coisa, e não são.

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Boletos no DDA são pagos automaticamente?

Como já adiantamos, a resposta para essa pergunta é não. Porém, há muita gente que ativa o DDA acreditando que na data do vencimento o valor do boleto será debitado da conta. Mas não é bem assim. Vamos por partes.

Com o DDA é possível fazer uma espécie de rastreio dos boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ. Além disso, você também pode ser notificado quando um boleto é emitido com seus dados.

Assim sendo, o DDA se torna um excelente aliado para quem quer ter controle das contas e pagar os boletos em dia, por isso, há quem acredita que os boletos no DDA são pagos automaticamente.

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O que fazer para que o boleto do DDA seja debitado?

Vamos lá, para isso, você tem algumas opções, o agendamento do pagamento dentro do próprio sistema do DDA, ou colocar o boleto em débito automático. Nesse sentido, o agendamento é feito de uma maneira manual. Ou seja, você vai precisar clicar no boleto e solicitar o agendamento de pagamento. Mas lembre-se, se for um boleto já cadastrado em débito automático, não precisa agendar, visto que poderá ocorrer duplicidade de pagamento.

Já no débito automático, você solicita e autoriza a instituição financeira a debitar o pagamento do boleto na data do vencimento. Dessa forma, o débito daquele boleto será feito todos os meses de forma automática, e você não precisa solicitar mensalmente o pagamento. Muito útil para boletos que são recorrentes.

A autorização do débito automático pode ser feita de diferentes maneiras. `Você pode fazer ativação no aplicativo da sua instituição financeira, caso ela ofereça essa opção. Também pode procurar sua agência presencialmente e solicitar o débito automático. Ou entrar em contato com a empresa que emitiu o boleto.


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