Capital de giro é saúde financeira para sua empresa

Compartilhe

Capital de giro e saúde financeira empresarial andam juntos, é poder resolver situações do dia a dia com tranquilidade. Coisas do tipo: débitos em caixa, tributos, pagar os seus fornecedores e garantir um estoque com opções aos seus clientes, pagar os salários em dia e muitas outras coisas. Entretanto, o que muitos não lembram é que além de todas essas obrigações, a empresa também precisa crescer e essa necessidade aparece naturalmente.

Então, é aí que entra o capital de giro extra como parceiro de investimento em seus projetos. Com um capital extra, sua empresa pode ter o que precisa para crescer. Sabemos que não é fácil tirar do papel os projetos de investimento, mas talvez a oportunidade já bateu à sua porta. Essa oportunidade pode ser preços incríveis de seus fornecedores ou, quem sabe, é o momento de renovar os equipamentos operacionais e melhorar o atendimento?

Passos para um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro pode estruturar e auxiliar a organização do capital de giro da sua empresa, isso é essencial para garantir o funcionamento eficiente e sustentável da sua empresa. Por isso, vamos cooperar com alguns passos que você pode seguir para ter êxito nesse trabalho.

Passo 1: Conheça o seu fluxo de caixa: isso só é possível quando você acessa todas as informações financeiras e detalhadas da empresa. Para isso, você pode conferir o histórico de fluxo de caixa, relatórios de resultados, o balanço patrimonial, contas a pagar e a receber também. Da mesma forma, entenda o ciclo do caixa, analisando o pagamento aos fornecedores e o recebimento de vendas. Esse trabalho pode te ajudar a definir quais serão as suas demandas futuras.

Passo 2: Defina estimativas futuras: depois de toda a análise que fez na primeira etapa, agora você conseguirá estimar quais serão as necessidades de capital de giro para a empresa nos próximos meses. Porém, existem outro fator que pode influenciar em seus resultados que são as flutuações do mercado. Além disso, esse é o momento de considerar os investimentos que deseja fazer, acrescente tudo em seus cálculos.

Passo 3: Fortaleça o seu capital de giro: após definir suas necessidades e projetos a realizar, agora você deve estruturar o seu capital de giro. Sendo assim, pode ser o momento de negociar prazos de pagamentos com os fornecedores ou ajustar as formas de crédito para os clientes. Neste momento, pode ser oportuno consultar um profissional financeiro para descobrir as melhores abordagens. Para tanto, pode ser a hora de solicitar um crédito específico.

Seu capital de giro pode ser fortalecido com auxílio de uma cooperativa de crédito

O crédito para capital de giro pode te ajudar naquele momento de buscar novos fornecedores e produtos para aumentar seu leque de opções aos clientes. Além disso, para comprar um novo equipamento ou renovar os móveis que já estão ultrapassados.

Você já perdeu alguma oportunidade de negócio que era irrecusável, mas infelizmente, você não tinha o recurso suficiente para ela. Quando situações assim acontecem é muito frustrante, não é mesmo?

É por isso que, hoje, existem as cooperativas do Sistema CrediSIS, nosso trabalho tem base sólida e sustentável. Pois, essa é uma característica do cooperativismo, mencionada em matéria pelo próprio Ministério da Economia em 2023.

Então, sua empresa pode contar com linhas de crédito específicas que possibilitam o fortalecimento do seu capital de giro. Além disto, seu gerente pode te orientar na melhor alternativa para o negócio, considerando os melhores parcelamentos e taxas mais justas, assim como o cooperado gosta.

Importante ler: 5 sinais que sua empresa precisa de capital de giro

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também