fbpx

Cartão, parceiro ou vilão?

Muitos acreditam que o cartão de crédito é o vilão da saúde financeira de qualquer pessoa. E, segundo algumas pesquisas recentes, ele pode se tornar o principal fator da sua inadimplência. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em junho deste ano, dos 67,1% brasileiros que estão endividados, 76,1% possuem dívidas com cartão de crédito. Diante destes dados, como acreditar que o cartão de crédito pode ser um aliado na hora do seu planejamento financeiro?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento que permite tomar dinheiro emprestado ao efetuar uma compra. No entanto, esse crédito aprovado e disponível no cartão não pode ser considerado como uma renda extra. Deve ser considerado como parte do seu planejamento financeiro e, o mais importante, o valor da fatura não pode ultrapassar o seu orçamento.

Mas o que você deve fazer para tornar o cartão de crédito seu parceiro?

  • Foco no planejamento

Pense na fatura do cartão de crédito, nela é possível ver de forma detalhada todas as compras que foram pagas com o cartão. Assim você consegue ver exatamente com o quê e como está gastando seu dinheiro e fica fácil identificar onde está o gargalo do orçamento. O valor da fatura também é algo que deve ser planejado, pois não pode ultrapassar o total dos seus recebimentos.

  • Atenção ao limite

Muitos sonham em ter um cartão sem limites para comprar o que bem entender, mas a verdade é que por mais que o cartão tenha um limite estabelecido você não precisa utilizá-lo 100%. Lembre-se que uma hora a conta chega e será o momento de realizar o pagamento das compras pagas com cartão, por isso pense bem antes de sair “passando” o cartão por aí.

  • Socorro nos imprevisto

Acontecimentos inesperados podem acontecer, por isso é importante estar preparado. Nestas situações ter limite disponível no cartão de crédito é uma mão na roda, pois além de conseguir realizar o pagamento você tem a possibilidade de parcelar, caso a despesa emergencial seja de um valor muito além do que você espera.

  • Maior segurança

O cartão é apenas um pedaço de plástico, utilizá-lo evita que você tenha dinheiro em espécie e em casos de furto ou roubo, é possível cancelar rapidamente para evitar prejuízos. Além disso, toda operação realizada com cartão precisa ser liberada com uma senha, inclusive se você for utilizá-lo para saque em caixa eletrônico. Isso aumenta ainda mais sua segurança.

  • Vantagens exclusivas

O cartão de crédito oferece inúmeras vantagens, basta você ativá-las. Descontos na fatura, programa de milhas, seguros viagens, dentre muitos outros. São benefícios exclusivos que podem te ajudar nas finanças e o melhor, economizar uma grana.


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

COMPARTILHAR: