#Consórcio – Mitos e verdades

Compartilhe

O consórcio é muito conhecido por ser um excelente método de planejamento, principalmente para aqueles que sonham com uma casa própria, carro ou algum outro bem material de alto valor. No entanto, ainda que tenha essa fama, constantemente o consórcio é comparado com o financiamento e outras operações de crédito, mesmo sendo algo totalmente diferente.

Provavelmente você ainda tem algumas dúvidas sobre como funciona a carta de crédito, quais são as taxas, por que é considerado um investimento, como faz para receber o valor, dentre outras. Não precisa se preocupar, abaixo listamos os mitos e verdades sobre esse produto para acabar de vez com qualquer incerteza.

1- Consórcio não tem juros

VERDADE. Essa é a principal vantagem do consórcio, as parcelas são acessíveis porque não tem incidência de juros. As administradoras cobram apenas uma taxa para gerenciar os grupos, é a chamada taxa de administração.

2- Se eu cancelar, vou perder dinheiro

MITO. Mesmo após o cancelamento, sua cota continua participando dos sorteios mensais e, quando for contemplada, você recebe o dinheiro que investiu, descontando apenas a taxa administrativa.

3- Adquirir um consórcio é fácil

VERDADE. O processo não é nada burocrático, informações como dívidas não pagas ou restrições são consultadas apenas quando sua carta for contemplada, nesse caso, você tem tempo para regularizar tudo.

4- Para ser contemplado preciso de sorte

MITO. Você não precisa esperar ser contemplado no sorteio para realizar seu sonho, existe a opção de lance para acelerar o processo. São duas opções: lance fixo e livre. 

Lance fixo: tem um valor pré-definido e concorrem entre si somente as pessoas que optarem por ele.

Lance livre: você escolhe o valor que deseja dar como lance e, nesse caso, quem der o valor maior é contemplado.

Viu só todas as vantagens que um consórcio pode oferecer? Lembre-se que é uma modalidade de compra compartilhada e, quando contemplado, você passa a ter poder de compra a vista pagando parcelas menores e sem juros. Faça seu planejamento financeiro e realize seus sonhos.


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também