Crédito Rural, um recurso que se tornou importante para os agricultores no Brasil. Esse é um tipo essencial de crédito para o custeio agrícola e outros. Portanto, na agricultura ele ajuda a pagar itens necessários para a produção, como sementes, fertilizantes e mão de obra.
O recurso destina-se aos agricultores que o usa para comprarem o que precisam para produzir alimentos de forma viável. Então, o crédito rural, custeio agrícola, é fundamental para os agricultores no Brasil, contribuindo para o crescimento das culturas e para o desenvolvimento do país, aumentando o PIB brasileiro. Sendo assim, a agricultura tem grande participação no aumento do PIB brasileiro e podemos perceber a sua importância por meio de divulgações na internet, e os exemplos disso são as matérias. Em 2023, o Estadão divulgou que o agronegócio contribuiu com 25% do resultado do PIB em 2022.
Benefícios do Crédito Rural – Custeio Agrícola
A produção agrícola hoje pode contar com um grande suporte financeiro para seu desenvolvimento e estabilidade, o Crédito Rural. Certamente, ele ajuda a alavancar a produtividade do setor e ainda promover a economia do país. Assim, permite-lhes enfrentar os desafios, investindo em tecnologias modernas e insumos agrícolas sem deixar de lado práticas sustentáveis. Portanto, podemos pontuar alguns dos benefícios que o produtor pode ter com esse crédito:
Aumento da produtividade: podendo investir em insumos como sementes de alta qualidade, fertilizantes e defensivos agrícolas.
Estabilidade financeira: o crédito garante recursos para cobrir custos de produção ao longo do ciclo produtivo.
Melhores lucros: com o acesso a esses recursos, o agricultor pode cuidar da sua plantação de forma adequada, isso aumenta suas chances de aumentar a produção e melhorar seu lucro.
Rede de segurança: em casos de imprevistos com o tempo ou pragas, o produtor tem suporte financeiro para agir no tempo certo e proteger sua produção.
Existem outros benefícios que você pode descobrir com esse crédito, pois esta é uma ferramenta importante para os agricultores garantirem o sucesso do seu trabalho.
Quais recursos estão disponíveis para o cooperado CrediSIS
O crédito para custeio é um tipo de financiamento oferecido a produtores rurais, servindo para aquisição de insumos, sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas. Assim, podem financiar também serviços agrícolas como o preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita, observando se os itens são financiáveis.
No Sistema CrediSIS são 5 os produtos disponíveis do Crédito Rural para Custeio Agrícola e cada um tem as suas especificidades como pode ver a seguir.
Custeio Agrícola Pronaf – PF
Este recurso é destinado ao pequeno produtor detentor de Declaração de Aptidão Pronaf (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Eles precisam estar dentro de alguns requisitos que a cooperativa poderá explicar melhor. A liberação do recurso acontece em parcela única, e o plano de amortização é sob o regime da tabela PRICE e SAC, possui taxa de juros pré-fixada e é obrigatório o registro da operação no Sicor.
Custeio Agrícola Pronamp – PF
Este recurso é destinado ao médio produtor rural. Aqui, a renda bruta e o limite de valor é maior, mas também possui suas características específicas para solicitar esse financiamento. Então, as demais condições se repetem, como a liberação do recurso acontece em parcela única, e o plano de amortização é sob o regime da tabela PRICE e SAC, possui taxa de juros pré-fixada e é obrigatório o registro da operação no Sicor.
Custeio Agrícola RPL – PF
Com o Recurso Próprio Livre, as condições também se repetem como as dos outros, mas a diferença é que ele é destinado ao pequeno, médio e grande produtor rural.
Custeio Agrícola Equalizável – PF
Este custeio também direciona-se ao pequeno, médio e grande produtor, e as condições são como nas anteriores. Assim, esse tipo de financiamento permite o acesso a taxas de juros mais baixas, similares às taxas do mercado internacional. As linhas de crédito visam financiar especialmente as inversões produtivas, que viabilizam a modernização no setor agropecuário. Leva em consideração o controle de elegibilidade devido à equalização das taxas por meio do tesouro nacional.
Custeio Agrícola DIR/LCA – PF
Recurso também direcionado ao pequeno, médio e grande produtor, e as condições são como nas anteriores. Porém, para esse, leva-se em consideração o controle de exigibilidade de recursos de depósitos interfinanceiros ligados ao Crédito Rural – DIR.
Cooperados CrediSIS podem solicitar o crédito em sua cooperativa, lá seu gerente poderá explicar melhor sobre tabela de juros, registros e documentações necessárias. Vai lá, fala com o seu gerente!
Leia também: A importância do Seguro Multirrisco Rural na prevenção de perdas na produção