fbpx

DDA: o que é, e como usar para organizar o pagamento das contas

DDA o que é, e como usar para organizar o pagamento das contas

O DDA, Débito Direto Autorizado, é um sistema que permite ter maior controle dos boletos emitidos em um CPF ou CNPJ específico. Assim sendo, é uma função que colabora com a sua organização financeira, visto que é possível visualizar os boletos em um único lugar. Além de pagar com mais praticidade.

Porém, se você tá imaginando o DDA, como um Débito Automático, vamos com calma. Isso porque, embora ambas funções sejam ótimas para te ajudar no controle das contas, são sistemas diferentes. Mas não se preocupe, vamos explicar tudo pra você.

Leia também: Domicílio Bancário: tudo o que você precisa saber 

Como funciona a função DDA?

Com o DDA é possível fazer uma espécie de rastreio dos boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ e que ainda não venceram. Além disso, você também pode ser notificado quando um boleto é emitido com seus dados. Assim sendo, o DDA se torna um excelente aliado para quem quer ter controle das contas e pagar os boletos em dia, evitando juros e multas.

Vale destacar que, as contas que aparecem no DDA não são pagas automaticamente. Visto que, é preciso autorizar o pagamento de cada boleto. Nesse caso, não esqueça de realizar a autorização, caso contrario, poderá ser surpreendido com um boleto vencido e que não foi pago.

Como ativar o Débito Direto Autorizado?

O DDA é uma função que estará disponível no app da sua conta e/ou internet banking. Porém, o fato da sua instituição financeira disponibilizar o serviço, não significa que já está funcional na sua conta. Isso porque, é preciso ativar o serviço.

Assim sendo, procure no aplicativo da sua conta o espaço reservado para o DDA e siga o passo a passo de ativação. A forma de ativar pode variar, de acordo com cada instituição financeira.

Confira: Aprenda como utilizar o aplicativo de cartão de crédito para organizar as finanças 

Sou cliente CredISIS, como fazer a ativação?

Para utilizar a ferramenta é necessário que você acesse sua conta pelo APP do CrediSIS ou Internet Banking, clique no menu (as três listrinhas), em seguida selecione o tópico “Débito Direto Autorizado”, clique na opção “adesão” e solicite a ativação.

Lembrando que, a liberação pode levar até 24 horas para acontecer, após liberado é só acessar os títulos, escolher o período e todos os boletos estarão listados.


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

COMPARTILHAR: