fbpx

A importância das assembleias

Toda instituição cooperativista, independente do seu ramo de atividade, é pautada em princípios e valores. Dentre eles, a gestão democrática incentiva a participação de todos os sócios nas decisões políticas e operacionais que irão definir o funcionamento da cooperativa. A reunião para debater esse assunto acontece anualmente e é chamada de Assembleia Geral Ordinária (AGO).

A Lei das Cooperativas n° 5.764/71 determina a obrigatoriedade da realização da assembleia entre janeiro e abril de cada ano e deve ser aberta a todos os cooperados, já que todos têm igual poder de voto, independente do valor integralizado em seu capital social. A mesma lei estipula que as cooperativas com mais de 3.000 associados podem estabelecer que os mesmos sejam representados por delegados, desde que a escolha de cada delegado seja feita de forma democrática através da votação de todos os cooperados.

Mas afinal, qual é a importância da assembleia e como as decisões dela impactam todos os associados? 

Em uma cooperativa de crédito, você é muito mais do que um cliente, você também é dono e, assim, as suas decisões impactam na sua vida, no seu empreendimento e na cidade. Portanto, a sua presença e representatividade é fundamental para decidir o futuro do negócio. Além disso, nas assembleias acontece a prestação de contas da cooperativa. É nelas que os resultados obtidos no ano anterior são apresentados e você pode acompanhar a evolução da cooperativa, assim como saber qual foi a receita gerada e as ações para a comunidade.

Na assembleia, você vota para decidir, democraticamente, como os resultados serão distribuídos e quais serão os representantes administrativos da cooperativa no próximo mandato. 

Participe da assembleia da sua cooperativa e, com transparência, construímos uma gestão participativa onde é possível crescer junto, unir desenvolvimento econômico e social e transformar sonhos em realidade.


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

COMPARTILHAR: