Investimento, o que é?

Compartilhe

Investir, para muitos soa como algo bem complicado. Mas, não é assim. A verdade é que qualquer atitude, gasto ou aplicação com projeção de retorno futuro, é investimento. 

Ainda está complicado? Vamos ao exemplo: tirar uma hora do dia para praticar exercícios físicos, resulta em mais saúde que resulta em mais qualidade de vida. Pensando assim, a gente vive fazendo investimento mesmo sem perceber.  Estudar, escovar os dentes, ensinar os filhos ou fazer uma massagem relaxante, tudo é um tipo de investimento

Agora, parece que as coisas complicam quando falamos de investimentos financeiro, não é mesmo? Mas vamos falar de um investimentos financeiro que  já se faz diariamente: trabalhar. O tempo que investido no trabalho é um investimento. Trabalha-se X dias, para receber Y em dinheiro.

Às vezes, tem-se outro problema: confundir investir com poupar. Mas, afinal, qual é a diferença? Poupar é guardar dinheiro. Já investir, não é só guardar dinheiro ou “juntar por juntar”. Investir trata-se de aplicar e ter uma valorização do valor investido, uma rentabilidade futura. Uma analogia bem simples e que te fará entender um vez por todas é: poupar é pegar o seu dinheiro e deixá-lo descansar. Enquanto investir é fazê-lo trabalhar, rendendo ainda mais.

Agora que você já entendeu tudo isso, por que investir? Isso varia de pessoa para pessoa. Alguns investem simplesmente porque querem ter mais retorno, mais dinheiro. Outros sonham com a reforma ou a compra da casa, do carro, desejam comprar alguma coisa. Ainda têm aqueles que só querem ter um fundo de garantia. Qual será sua motivação?


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também