A CrediSIS CrediAri, cooperativa do Sistema CrediSIS, deu mais um passo significativo em direção à sustentabilidade ao construir uma usina solar de última geração em Ariquemes. Essa iniciativa solidifica o compromisso da cooperativa com os princípios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), ao mesmo tempo que promove um impacto positivo na comunidade.
A usina solar, localizada nas proximidades da BR-364, ao lado da Polícia Rodoviária Federal, em Ariquemes, foi projetada para abastecer 19 agências da CrediSIS CrediAri em Rondônia, bem como sua sede administrativa. Com uma capacidade anual de geração de mais de 1,2 milhão de quilowatts-hora, a usina torna a cooperativa autossuficiente na geração de energia, reduzindo significativamente os custos de eletricidade da cooperativa, ao mesmo tempo que reforça o compromisso da CrediSIS CrediAri com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
“A construção dessa usina solar é um testemunho do nosso compromisso com a responsabilidade ambiental. O mundo enfrenta desafios significativos relacionados às mudanças climáticas, e iniciativas como essa são fundamentais para mitigar esses impactos. Nós temos como um dos princípios do cooperativismo o interesse pela comunidade, então, sempre estaremos empenhados em promover ações que gerem benefícios para as pessoas e desenvolvimento sustentável para sociedade”, pontuou Donizetti José, presidente da CrediSIS CrediAri.
Ao aproveitar a energia solar para criar um impacto positivo em Rondônia, a cooperativa demonstra o papel fundamental que as instituições financeiras podem desempenhar, reduzindo a pegada de carbono e contribuindo para um planeta mais saudável para as futuras gerações. A expectativa é de que a usina construída pela CrediSIS CrediAri seja inaugurada ainda em 2023.
Leia também: CrediSIS participa do Conapem 2023 e recebe reconhecimento por desempenho em consórcios
CrediSIS CrediAri facilitando o acesso à energia solar em Rondônia
A CrediSIS CrediAri também se preocupa em facilitar o acesso a esse tipo de energia limpa em Rondônia, e por isso oferece aos seus cooperados uma linha de crédito específica para energia solar. Uma ferramenta essencial para remover barreiras financeiras e tornar a transição para energia limpa mais acessível e vantajosa.
“A instalação de um sistema de energia solar pode envolver um investimento inicial significativo. A nossa linha de crédito especializada permite que os interessados adquiram o equipamento e instalem o sistema sem a necessidade de desembolsar uma grande quantia de dinheiro de uma só vez. Isso torna a energia solar acessível para um público mais amplo”, explicou Alcir Edimar Lopes Gotardo, diretor administrativo da CrediSIS CrediAri.
Um sistema de energia solar reduz os custos com eletricidade a longo prazo. Os proprietários de residências e empresas podem pagar o empréstimo com as economias obtidas na conta de energia.