O que são, e qual a importância das assembleias no cooperativismo?

Compartilhe

Quem já vive há muito tempo o universo do cooperativismo, conhece as assembleias e certamente já participou de uma. Porém, até mesmo quem chegou há pouco tempo já ouviu falar sobre elas. Isso porque as assembleias são extremamente importantes no cooperativismo.

O que são as assembleias?

A Assembléia Geral dos associados é o órgão supremo da sociedade cooperativa, dentro dos limites legais e estatutários. Dessa forma, tem poderes para decidir os negócios relativos ao objeto da sociedade e tomar as resoluções convenientes ao desenvolvimento da cooperativa. 

Assembleia Geral Ordinária:

Realizada, obrigatoriamente, pelo menos uma vez por ano, no decorrer dos 4 (quatro) primeiros meses.

Essa assembleia é responsável por tratar temas como: aprovação da prestação de contas dos órgãos da administração, destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas.

Bem como eleição e posse dos componentes da Diretoria e dos Conselhos, isso quando for fim de mandato, entre outros assuntos de interesse da sociedade cooperativa.  Vale destacar que a data, horário, local e os assuntos que irão ser deliberados na assembleia deverão ser amplamente divulgados entre os sócios da cooperativa.

Assembleia Geral Extraordinária: 

Esse tipo de Assembleia é realizada sempre que necessário. Dessa forma, ela garante que assuntos emergências sejam tratados com urgência, ou seja, sem a necessidade de esperar a Assembleia Geral Ordinária.

Assim sendo, geralmente, entram em pauta na extraordinária assuntos como reforma de estatuto, fusão, incorporação ou desmembramento da cooperativa. Além de, dissolução voluntária da sociedade e nomeação de liquidantes.

No entanto, é importante ressaltar que a Assembleia Geral Extraordinária pode deliberar sobre qualquer tema que seja de interesse da cooperativa. Mas para isso os assuntos devem ter sido apresentados no edital de convocação da Assembleia. 

Deliberações nas Assembleias

As decisões acertadas nas Assembleias, sejam elas ordinárias ou extraordinárias, só podem ser definidas por maioria de votos dos associados presentes. Vale ressaltar que, cada cooperado, independente do quanto movimenta na cooperativa, tem direito ao voto.

Confira: https://credisis.organicadigital.com/porque-participar-das-assembleias/


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também