Seguro, se você tem vários veículos na sua empresa, sabe que fica difícil cuidar de todos eles e mantê-los em segurança. Então, podemos imaginar o quão complicado é cuidar das documentações e licenciamentos obrigatórios para deixá-los aptos a rodar. Por isso, nosso tema vai abordar assuntos essenciais para a boa gestão da frota.
Você sabia que fazer o seguro frota pode simplificar sua vida e ainda ser mais econômico para a empresa? Em vez de lidar com toda a burocracia de fazer seguros separados, você pode colocar toda a frota em apenas uma apólice. Assim, será mais praticidade para você, com menos papéis e menos preocupações.
Então, que tal, além disso, conhecer também algumas práticas que irão colaborar com o andamento da frota da empresa?
Guia de boas práticas para os veículos da empresa
A primeira coisa que você precisa entender é que precisa centralizar os cuidados com a frota, ou seja, ter um responsável só pela frota. Visto que cuidar de um carro já é complicado, agora imagine uma frota inteira. Entretanto, sozinho, o responsável não conseguirá fazer tudo fluir como precisa. Então, aqui vão algumas práticas para melhorar a gestão dos veículos e com os motoristas também, acompanhe:
- Coloque metas e alinhe com todos;
- Escolha veículos corretos para cada função;
- Organiza treinamentos e capacitações aos motoristas;
- Faça manutenção preventiva;
- Atualize, registre e analise as planilhas de controle;
- Use tecnologias de otimização (softwares);
- Repasse as políticas da empresa.
Além disso, esse responsável precisará atuar com boas práticas também, pois precisará de muita disciplina com suas diversas responsabilidades como:
- Reduzir custos com combustível;
- Planejar rotas estratégicas;
- Conferir o consumo de combustível;
- Definir o combustível mais viável para o momento;
- Controlar a agenda da frota e garantir que sempre tenha um disponível;
- Gerir a manutenção periódica sem perder garantias;
- Observar o momento certo de comprar, vender um veículo;
- Ficar atento aos seguros dos veículos, conferindo se todos estão protegidos.
Por que fazer um seguro para toda frota da empresa?
Uma coisa é certa, as ocorrências não acontecem somente com o colega do lado, elas também podem acontecer com a sua empresa. Os acidentes e imprevistos já dizem bem os nomes, são acontecimentos que não podemos prever.
No Brasil, infelizmente, fazer um seguro não é uma cultura muito comum e os brasileiros ainda são muito resistentes. Segundo uma pesquisa divulgada pelo site InfoMoney, os motivos principais para essa resistência são:
- Condição financeira;
- Desconfiança;
- Desconhecimento.
Por esse motivo, o CrediSIS está trabalhando essa cultura e mostrando aos seus cooperados a importância e os benefícios de se fazer um seguro.
Acreditamos que o maior benefício, neste caso, para a empresa, seja garantir a saúde financeira do negócio em caso de problemas com seus veículos, pois o seguro vai arcar com muitas despesas.
Como funciona o seguro frota nas cooperativas CrediSIS
Para você que já possui algum seguro auto individual, o Seguro Frota funciona da mesma forma, com as mesmas regras. Contudo, a diferença está no trabalho que você vai ter, que será menor, pois precisará conferir e analisar coberturas e renovações de apenas uma apólice e verificar se todos os veículos constam no documento.
Assim, você consegue assegurar as mesmas coberturas para todos os veículos da empresa. Se você ainda não conhece como funciona o Seguro Frota para cooperados CrediSIS, fique sabendo agora.
Aliás, uma informação muito importante é que o Seguro Frota é direcionado para pequenas, médias e grandes empresas de diferentes ramos de atividade. Na contratação básica, você já pode contar com coberturas para colisão, incêndio e roubo, podendo personalizar a sua apólice com as coberturas adicionais que podem ser:
- Para acessórios do veículo;
- Blindagem;
- Caminhão basculante;
- Carroceria;
- Carro reserva;
- Extensão de reboque;
- Reembolso de despesas extras;
- Despesas médico-hospitalares;
- Entre muitas outras.
Portanto, contratando nas cooperativas CrediSIS, você pode ficar mais tranquilo, pois estamos aqui para cooperar com você. Para isso, procure o seu gerente e ele te ajudará a escolher as coberturas conforme as necessidades da sua empresa, sempre garantindo as melhores condições, coberturas e assistências para te atender.
Além de tudo, você aumenta a sua participação como associado, contribuindo para o crescimento da cooperativa e desenvolvimento econômico da sua região. O cooperativismo é sensacional, não é mesmo?!
Para você que ainda não faz parte do cooperativismo, procure uma cooperativa CrediSIS mais próxima e se associe. Venha ser cooperativa conosco, venha ser CrediSIS!
Leia também: Seguro frota: o que é quais os são os benefícios