Ter um consórcio: descubra quais as vantagens e como contratar

Compartilhe

O consórcio é uma modalidade de compra que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Assim sendo, ter um consórcio é uma ótima forma de adquirir um bem, como um imóvel, um carro ou até mesmo serviços, como cirurgias estéticas e viagens.

No entanto, se você tem dúvida se esse modalidade faz sentido para o seu perfil de consumo, ou até mesmo como contratar um consórcio, a gente te ajuda. Isso porque preparamos neste artigo as principais vantagens de ter um consórcio, bem como a forma segura de contratar.

´Leia também: Consórcio: a ajuda que você precisa para realizar seu sonho 

Vantagens de ter um consórcio

Sem juros

Certamente uma das principais vantagens de ter um consórcio é poder adquirir um bem ou serviço sem pagar juros. Visto que, na compra de um carro comprado através de financiamento, por exemplo, o juro pode pesar no bolso.

Já nó consórcio, geralmente, você paga uma taxa de adesão e uma administrativa. Também é realizada a cobrança do fundo de reserva, que é para cobrir possíveis deficiências de saldo no grupo. Bem como o pagamento do seguro, que garante a quitação do bem ou saldo devedor, em caso de falecimento ou invalidez total permanente.

Planejamento financeiro e antecipação da compra

Com o consórcio, você planeja a sua compra e pode se organizar financeiramente para dar os lances ou para pagar as parcelas. Além disso, você pode escolher o valor das parcelas e o prazo que melhor se adequa ao seu orçamento.

Outra vantagem de ter um consórcio é a possibilidade de ser um dos primeiros contemplados, seja por sorte ou pelo lance oferecido. Dessa forma, você tem a chance de realizar o seu sonho mais cedo do que imaginava.

Opções de bens e serviços e flexibilidade na escolha

No consórcio, é possível adquirir diversos tipos de bens, como imóveis, carros, motos, caminhões, entre outros. Além disso, existem consórcios para serviços, como viagens, festas e até mesmo cirurgias estéticas

Ao adquirir um bem por meio do consórcio, você não precisa escolher o modelo ou a marca de imediato. Você pode escolher depois de ser contemplado com a carta de crédito, o que dá mais liberdade para escolher o bem que melhor atende às suas necessidades.

Você também pode gostar: Consórcio para cirurgia plástica: praticidade e segurança para realizar seu sonho 

Como contratar?

O primeiro passo é escolher uma administradora de consórcios confiável e que ofereça planos que atendam às suas necessidades. Pesquise sobre as empresas e verifique se elas são autorizadas pelo Banco Central do Brasil

Defina o bem que você deseja adquirir. É importante saber o valor aproximado e as características do bem para poder escolher um plano de acordo com o que você precisa. Depois é só apresentar a documentação necessária e assinar o contrato.

Vale destacar que a contratação de um consórcio pode ser feita por pessoas que tenham mais de 18 anos. Porém, quem tem entre 16 e 18 anos também pode contratar, desde que seja emancipada ou tenha uma pessoa responsável. 

Como contratar um consórcio através do CrediSIS?

Com o CrediSIS você consegue ter um consórcio para adquirir vários tipos de bens e de serviços. Assim sendo, se você já é um cooperado CrediSIS, basta procurar a sua agência, conversar com um dos consultores, tirar todas as suas dúvidas e contratar.

No entanto, se você ainda não é um cooperado, primeiro vai precisar abrir uma conta na instituição, para depois poder iniciar o processo de contratação para ter um consórcio. Mas fique tranquilo, todo o procedimento é simples e rápido.


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também