fbpx

A importância da educação financeira na infância

Que as crianças são o futuro do mundo, nós já sabemos. Mas você ensina a elas assuntos que trarão impacto positivo em seus futuros?

A educação financeira é um assunto importantíssimo, mas pouco disseminado. Sendo ensinada de maneira correta, pode tornar essa criança de hoje em um adulto com qualidade de vida no dia de amanhã.

Quando aprendemos desde cedo a como gerenciar nossas finanças, crescemos tendo uma relação saudável com o dinheiro e conseguimos realizar nossos projetos, além de evitar o endividamento. Isso tudo acaba afetando positivamente em outros contextos, como o consumo consciente, resultando no respeito ao meio ambiente, entre outros benefícios.

Achamos importante separar algumas dicas de como implementar a educação financeira na vida de seus filhos.

1- Seja um exemplo

Crianças se espelham nos pais ou em tutores, se o assunto é educação financeira, é necessário ser exemplo na área. Se vivenciam muitos problemas financeiros, fazem compras por impulso e se queixam muito da falta de dinheiro, as crianças podem ter uma percepção negativa.

2- Leve a criança para pagar uma conta junto com você

Ninguém nasce sabendo de tudo, para saber o que é um caixa eletrônico e qual sua utilidade, é necessário que alguém ensine. Leve a criança com você quando for pagar uma conta e explique como funciona o caixa eletrônico, o quanto é importante ter o dinheiro suficiente em conta e que não pode deixar passar da data de vencimento já que os juros são altos.

3- Ensine o impacto do desperdício

Mostre que o desperdício de energia, água, materiais de higiene, alimentos e entre outros, impactam significativamente no orçamento da família. Além de ser um desperdício de dinheiro, é também uma prática de alto custo ambiental e até mesmo social. É importante cuidar e zelar de tudo o que tem, seja dinheiro ou não.

4- Insira o assunto de finanças dentro das brincadeiras

Crianças gostam muito de brincar, por isso, colocar o tema finanças dentro das brincadeiras pode ser uma boa forma de aprender mais sobre o assunto. Você pode utilizar jogos que utilizam dinheiro ou brinquedos que incluem caixa registradora. Também é possível falar de finanças através do jogo de faz de conta, por exemplo, você é o dono de uma loja e a criança é o cliente, assim ela aprende sobre o preço das coisas e o valor do dinheiro.

5- Dê mesada para ensinar

Para gerar curiosidade pelo dinheiro é importante deixar que lidem com ele de um jeito independente. Apenas falar que não dá para comprar algo que querem pode não entrar na cabeça das crianças. A ideia de dar mesada é deixar que a criança aprenda, na prática, o preço das coisas, como fazer o dinheiro render até o próximo recebimento e a importância de guardar seu dinheiro para gastos futuros.

6- Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Pergunte para a criança o que ela gostaria de fazer com o dinheiro e depois ensine que é importante anotar a quantia necessária e calcular em quanto tempo ela terá esse dinheiro. Por exemplo, se a criança ganha R$30 por mês e quer um brinquedo que custa R$90, ela precisará poupar todo o dinheiro durante 3 meses ou uma quantidade menor em mais tempo.

7- Faça ela pensar no futuro

Muitas pessoas ignoram o fato de que crianças não serão crianças para sempre e que elas terão sonhos e objetivos futuros que, muito provavelmente, custarão dinheiro. Ensiná-las a guardar dinheiro hoje para que possam utilizá-lo no futuro é extremamente necessário. Por isso, abrir uma conta para ela pode ser uma ótima ideia, converse com ela sobre reservar parte de sua mesada para ser guardada no banco onde, quando completar a maioridade, poderá utilizar deste dinheiro que um dia foi guardado para planos futuros. Com o CrediSIS Kids é possível criar uma conta com o nome da criança, para que a mesma possa utilizá-la para guardar dinheiro.

Cada uma dessas dicas pode ser ajustada de acordo com a realidade de cada família, mas o importante é falar com seus filhos sobre dinheiro e como se organizar de forma que, quando forem adultos, exista um relacionamento saudável entre eles e sua vida financeira.

Para saber mais sobre a conta Kids do CrediSIS acesse: https://credisis.com.br/para-voce/conta-kids/ ou entre em contato com algum de nossos atendentes.


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

COMPARTILHAR: