fbpx

Antecipação de recebíveis: descubra as vantagens e os riscos

antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis permite que a empresa receba adiantadamente valores que tinham previsão de entrada futura. Vale destacar que, essa estrategia é muito utilizada por ter menos burocracia que um empréstimo, por exemplo. 

Visto que, as taxas não são altas de mais, logo é uma opção que certamente será viável para o seu negócio, gerando saúde financeira. Dessa maneira há muitas vantagens na antecipação de recebíveis, no entanto, também há riscos. Assim sendo, é preciso conhecer todos os pontos positivos e negativos e avaliar se faz sentido para você.

Você também pode gostar: Como aumentar o capital de giro da empresa? Descubra aqui

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis? 

Primeiramente, vamos entender de maneira resumida, o processo da antecipação de recebíveis. Assim sendo, os valores pagos pelos seus clientes em cartão, cheque, boleto ou duplicata, podem entrar no caixa da empresa antes da data prevista. Dessa maneira, o capital de giro fica maior. 

Lembrando que, para solicitar essa opção de linha de crédito, você precisa procurar sua instituição financeira e demonstrar interesse nesse recurso. 

Vantagens da antecipação

A antecipação de recebíveis, tem taxas menores que os financiamentos, e empréstimos, por exemplo. Isso porque, a empresa está usando recursos próprios, e não solicitando dinheiro emprestado. Logo, há menos risco para a instituição financeira, tornando a operação mais barata.

Certamente, antecipar valores a receber ajuda a regularizar o fluxo de caixa do seu negócio. Bem como, aumenta o capital de giro e torna seu balanço mais líquido. Dessa forma é possível negociar com fornecedores e conseguir melhores preços e condições de pagamento.

Leia também: Aprenda como utilizar o aplicativo de cartão de crédito para organizar as finanças

Porém, embora haja muitos benefícios, também há alguns riscos que precisam ser levados em consideração. Visto que, no futuro, os recebíveis antecipados não entrarão no caixa da empresa.

Assim sendo, a dica é que você tenha uma boa projeção de fluxo de caixa. Dessa maneira, você consegue identificar se é viável antecipar os valores, avaliando se o dinheiro não fará falta no futuro, colocando em risco a saúde financeira da sua empresa.


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

COMPARTILHAR: