Consórcio de Imóveis: para quem deseja poupar dinheiro ou realizar um sonho

Compartilhe

Para você adquirir um consórcio de imóveis, não vai ser diferente dos outros. Ele é, igualmente, organizado em grupos de pessoas que se juntam para obter um bem em comum. Então essas pessoas escolhem uma administradora de consórcios que será responsável pela gestão do grupo. Por esse motivo, organizamos esse conteúdo para esclarecer algumas dúvidas e passar algumas informações que você pode não saber ainda.

Como funciona a contemplação do consórcio de imóveis

Esse é um investimento para o futuro e por isso você precisa ter paciência. Mesmo assim, ele te permite duas formas de contemplação, uma por sorteio que acontece regularmente conforme definição no contrato do grupo, e outra forma é para aqueles que desejam aumentar sua chance de contemplação, que é a opção de dar lances.

Então essas contemplações acontecem por meio de assembleias, que são reuniões mensais que a administradora do consórcio realiza. Sobre o valor recebido pela contemplação, ele é composto pelo fundo comum, um montante formado pelas parcelas pagas por cada um de vocês, consorciados.

E falando em parcelas, é bom esclarecer que ao fazer um consórcio você não irá pagar aqueles juros comuns em um financiamento como o IOF (Imposto de Operações Financeiras), mas haverá a cobrança da taxa de adesão, taxa de administração, fundo de reserva e seguro. Então veja tudo isso antes de fechar o compromisso.

Leia também: Tudo o que você precisa saber antes de contratar um consórcio

Com o consórcio de imóveis você possui algumas facilidades de pagamentos

Algumas pessoas já sabem, mas é bom relembrar. Neste tipo de consórcio existe uma forma de pagamento muito agradável. Estamos falando do uso do FGTS, você pode usá-lo para abater valores e vamos mostrar 3 situações diferentes: 

  • Você poderá utilizar o saldo do FGTS para dar um “Lance” e obter a carta de crédito mais rápido, incrível não é mesmo!
  • Para completar o valor da carta de crédito, suponha que o valor da carta seja de R$200 mil e o imóvel de R$220 mil, então você pode resgatar seu saldo do FGTS e completar.
  • Amortização e liquidação, aqui você também poderá utilizar até o valor igual da carta de crédito para cotas adimplentes, isso é sensacional!

Além disso, existe a flexibilidade para escolher o bem, que torna tudo muito interessante, você terá a liberdade para escolher o imóvel após ser contemplado, dentro do valor da carta de crédito que você terá em mãos. Outro caso é se resolver desistir do consórcio, você não perderá o valor já investido, pois receberá em contemplação mensal por desistência ou quando encerrar o grupo.

Realizar um sonho ou poupar dinheiro é possível com o consórcio

Existem vantagens que algumas pessoas não conseguem ver, por isso vamos deixar aqui para seu conhecimento. Se você acha que o consórcio de imóveis não vale a pena, é porque você não sabe disso.

A carta contemplada tem excelentes reajustes anuais, se você não quiser usar o valor imediatamente, pode deixá-lo em espera, enquanto isso vai gerando reajuste, que ocorre a cada ano. Isso ocorre porque existe a atualização anual do INCC/IPCA, em que a carta pode aumentar até 8%. Por esse motivo, você pagará mais nas próximas parcelas, entretanto, as parcelas anteriores continuam quitadas. Ou seja, o consórcio te cobra nas próximas parcelas, mas pagará o valor atualizado de todas. 

Além de tudo, o consórcio vai te servir como uma boa forma de poupar dinheiro, obrigatória, mas que te ajudará a controlar e organizar suas finanças, sem juros e reajustes anuais.

Isso sem dizer para aqueles que possuem o sonho de ter uma casa própria no futuro, estará adquirindo o bem desejam sem pressão e sem urgência, lembrando novamente que não haverá juros, mas sim valorização.

Agora fica fácil para você decidir se vale a pena ou não fazer esse investimento.

Você pode gostar de ler: Consórcio: a ajuda que você precisa para realizar seu sonho

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também