Está chegando o fim do prazo para pagar o 13º aos funcionários e você não quer usar o dinheiro reservado para investimento, você não sabe o que fazer? Nós temos uma opção e com ela não vai precisar usar o dinheiro dos investimentos. Estamos falando do Crédito para 13º, que é uma linha de crédito exclusiva para pagamento de 13º.
O objetivo dessa linha de crédito é auxiliar os empreendedores nesse momento, pois fazer o pagamento em dia é de extrema importância, tanto para o funcionário, quanto para o empregador.
Sendo assim, essa foi a forma que encontramos de cooperar com o orçamento do seu negócio e, consequentemente, para o pagamento em dia desse direito do funcionário, que até fica mais motivado, não é mesmo?
Explore os principais tópicos deste artigo
ToggleEntenda como o Crédito para 13° te ajuda a cumprir com o pagamento e porque a quitação em dia é tão importante
Fazer o pagamento em dia do 13º ao funcionário é de extrema importância, pois é um direito estabelecido por lei. O empregador pode pagá-lo em 2 parcelas, entretanto, precisa ficar atento aos prazos. Por isso, vamos colocar abaixo quais são eles:
- A 1ª parcela deve-se pagar entre 1º de fevereiro e 30 de novembro.
- A 2ª parcela até o dia 20 de dezembro.
Além disso, lembramos o empregador que o atraso desse pagamento gera multa, então cuidado para não atrasar.
Pensando nisso, existe o Crédito para 13º, o empregador pode solicitá-lo em uma cooperativa CrediSIS, mas precisa fazê-lo com antecedência. Portanto, se apresse! É sempre recomendado que considere os prazos obrigatórios de pagamento do 13º aos funcionários.
Sobre o período de espera pelo crédito após a solicitação e o limite disponível para você, é variável, então verifique com a sua cooperativa. Também é importante saber que esse crédito é exclusivo para empresas cooperadas e fica sujeito à aprovação na análise do cadastro.
Leia também: Crédito Empresarial: A Solução para não perder mais oportunidades de crescer
Veja como obter o crédito para 13º
O processo para obtenção do crédito para 13º é como para os outros créditos para empresa, por isso, fique ciente que haverá conferência, se atente aos detalhes a seguir para que não cause demora:
- Primeiramente, verifique se o CNPJ da empresa e todas as certidões estão atualizadas e sem restrições. Para obter qualquer tipo de crédito é sempre necessário estar com tudo em dia.
- Elabore um plano de negócio, isso demonstrará que sua empresa será capaz de cumprir o pagamento do empréstimo em dia.
- Depois, vá até a cooperativa e faça a solicitação com seu gerente e aguarde a análise de crédito. Mas fique sempre atento, pois podem solicitar alguns documentos específicos nesse intervalo de tempo.
- Finalmente, aprovado o crédito, aguarde o período estabelecido para ter o dinheiro na sua conta.
Os documentos solicitados, normalmente, são: RG de todos os sócios; CPF de todos os sócios; CNPJ da empresa; Certidão de nascimento de todos os sócios; Certidão de casamento de todos os sócios; Comprovante de residência de todos os sócios; Comprovante de renda; Balanço patrimonial da empresa; DRE; Balancete analítico da empresa; Contrato social. Contudo, pode haver mais algum não mencionado aqui.
Sempre recomendamos que em sua trajetória como cooperado mantenha um bom relacionamento com a sua cooperativa, isso também ajuda na hora de adquirir um crédito.
Feito todos os processos, crédito aprovado e limite liberado, agora é só fazer a alegria dos colaboradores. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, dirija-se a sua cooperativa e verifique com o gerente da sua conta.