fbpx

Importância do orçamento financeiro

Você já deve ter feito vários orçamentos financeiros, de muitas maneiras diferentes e nem sempre conseguiu ser totalmente eficiente. Lidar com dinheiro ainda pode ser um desafio para muitas pessoas, por isso, calma, não é só você que enfrenta dificuldades com a organização.

Antes de começar, você precisa entender que elaborar um orçamento financeiro é diferente de um planejamento. Pense que o orçamento, de forma resumida, é a previsão das suas receitas e despesas. Já o planejamento, trata-se de algo mais complexo que envolve organizar suas finanças de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais.

Com essa diferença em mente, vamos falar sobre o orçamento. Mas, como elaborar um orçamento financeiro eficiente? Estamos aqui pra te ajudar, confira o passo a passo:

  • Receitas

Identifique e relacione todas as fontes de suas receitas, sejam elas fixas ou variáveis. Considere todos os valores que são recebidos como salários, rendas extras, pensões e aposentadorias, ou seja, todo o dinheiro que entra em sua conta. Para ser mais assertivo, considere os valores líquidos, sem impostos e outros descontos. Para esta relação você pode usar uma planilha, algum aplicativo específico, planner ou até mesmo uma agenda.

  • Despesas

Agora que você já relacionou suas receitas, chegou a hora das despesas. Assim como você considerou toda a fonte de dinheiro que entra, também precisa considerar todos os gastos, sejam fixos, parcelados e eventuais. Você pode dar uma nota para cada despesa, considerando as que são mais e menos importantes. Assim você consegue identificar qual deve ser priorizada na hora do pagamento e qual pode ser cortada. 

  • Metas

Depois que você já sabe exatamente quanto ganha e para onde vai o seu dinheiro, defina suas metas. Se você estiver com o orçamento apertado, pense em metas menos ambiciosas e que sejam fáceis de cumprir. Lembre-se que o cumprimento ajuda a manter a motivação e, conforme você for alcançando seus objetivos, você pode ir em busca de metas mais complexas como a compra de uma casa ou a troca de um carro. 

O orçamento financeiro, para que seja eficiente, deve ser acompanhado e atualizado com frequência e deve fazer sentido para você. 


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

COMPARTILHAR: