O Reconhecimento Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro – 2º Ciclo (Recip), reuniu representantes de cooperativas de crédito de todo o país, em Brasília. O Sistema CredISIS participou do evento, que tem como objetivo mensurar a entrega de resultados não-financeiros das cooperativas de crédito, reconhecer as melhores práticas e apontar referenciais.
O CrediSIS foi representado no evento pelo vice-presidente do Sistema, Otelo Castellani, que compôs a mesa juntamente com Ivo Jose Bracht (Ailos), Celso Figueira (Sicredi), Claudio Halley (Sicoob), Alexsandro Filippetto (Unicred) e Evandro Gasparetto (Uniprime), para o painel que debateu sobre “A importância do propósito (resultados não financeiros) para inovação e sustentabilidade do cooperativismo financeiro nacional.”
“Nos locais onde o cooperativismo de crédito está presente ele promove o desenvolvimento da comunidade, a inclusão social e financeira, o apoio as práticas ambientais sustentáveis. O propósito não financeiro ajuda a envolver os cooperados, criando um senso de propósito e missão compartilhada”, explicou, Otelo durante o painel.
Clique aqui e veja como foi o evento.
“Participar desse evento e ver como as cooperativas de crédito estão se mobilizando para fortalecimento de seus propósitos não financeiros, é gratificante porque consigo perceber que o empenho de cada cooperativa fortalece o cooperativismo de uma maneira geral. E o Sistema CrediSIS também se preocupa em manter firme os seus propósitos, sempre com um olhar humanizado para a construção de uma sociedade mais justa, inovadora e sustentável”, pontuou Otelo.
Veja também: CrediSIS CrediAri constrói usina solar e reforça compromisso com a sustentabilidade ambiental em Rondônia
O que é o Recip e qual a sua relevância para as cooperativas de crédito
A sigla Recip significa Reconhecimento Inovação com Propósito, o evento tem como finalidade comunicar à comunidade brasileira o valor do cooperativismo financeiro. Além disso, busca ampliar a capacidade de gestão e inovação das cooperativas financeiras, visando expandir esse setor, sempre considerando os princípios do cooperativismo.
Portanto, os principais objetivos do evento são mapear a capacidade de inovação no cooperativismo financeiro, estabelecendo parâmetros que irão guiar a gestão das cooperativas para promover a inovação e contribuir para a expansão do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional.