No início deste ano, o Banco Central do Brasil (BCB) lançou a novidade: O Pix, Sistema de Pagamentos Instantâneos, que vai mudar por completo nossa forma de fazer transações. As principais novidades são tornar este processo de pagamento mais simples, fácil, rápido, seguro e barato.
O Pix é uma nova forma de fazer transferências, pagamentos ou receber dinheiro que deve integrar toda a rede de sistema bancário, por meio de pagamentos instantâneos. Assim as transferências são feitas diretamente da conta de quem está pagando para a conta de quem está recebendo, sem intermediários.
Como o Pix irá funcionar?
As transações pelo Pix poderão acontecer de algumas formas, inclusive pelo mesmo método convencional que já acontece pelo TED e pelo DOC, usando o nome, CPF ou CNPJ e dados bancários do favorecido.
Mas a novidade aqui são as Chaves Pix e QR Code.
As chaves são os ‘apelidos’ que as Contas do Pix receberão. Para cada conta de Pessoa Física poderá ter cinco chaves que podem ser o CPF, e-mail, número de telefone celular e/ou chaves alternativas. Já as Pessoas Jurídicas poderão ter até 20 chaves por conta, que incluem CNPJ, e-mail, número de telefone celular e ou chaves alternativas.
Não será possível ter a mesma chave em contas diferentes do Pix. Por exemplo, no Banco A foi cadastrado o CPF, no Banco B, não será possível cadastrar o CPF e terá que cadastrar outra chave.
Além das chaves Pix, haverá também a leitura por QR Codes, que identificarão as contas de quem vai receber. Serão duas opções de QR Codes:
- Estático – que poderá ser usado em várias transações. O valor a ser transferido pode ser alterado previamente pelo recebedor ou por quem vai realizar o pagamento.
- Dinâmico – poderá ser usado apenas uma vez, pois a cada nova transação vai apresentar informações diferentes.
Dinheiro em segundos, 24h por dia, sete dias por semana
O tempo para o dinheiro sair da conta do pagador e estar disponível na conta do recebedor será de até 10 segundos, mesmo que as transações sejam feitas entre instituições financeiras diferentes.
Outra grande vantagem é que, diferente do TED e do DOC, que acontecem apenas em dias úteis, o Pix vai funcionar 24h por dia, sete dias na semana, em todos os dias do ano (inclusive sábados, domingos e feriados).
Não importa se é Natal ou Ano novo, mandou, pagou, em segundos o dinheiro está na conta.
Quem poderá utilizar o Pix?
Além de contar com formas inovadoras e ser mais seguro para autenticação digital, o usuário pode usar o Pix em várias contas bancárias diferentes, que serão identificadas por chaves (CPF/CNPJ, e-mail, celular e etc), sem limite de valor e de quantidade de operações que podem ser realizadas por cada usuário.
As transações poderão ser feitas entre pessoas, empresas e pessoas e empresas e governo, de forma online. Para isso, é necessário que o pagador e recebedor tenham conta corrente, de depósito, de poupança ou de pagamento pré-pago em qualquer instituição financeira que esteja devidamente cadastrada no BCB.
Quando o Pix estará disponível?
A novidade entra em pleno funcionamento a partir do dia 16 de novembro de 2020.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.