fbpx

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um consórcio

Tudo-o-que-você-precisa-saber-antes-de-contratar-um-consórcio

Se você está pensando em adquirir um serviço ou bem, seja ele um imóvel, um carro ou até mesmo uma moto, e não tem o dinheiro à vista para comprá-lo, contratar um consórcio pode ser uma excelente alternativa.

Mas antes, é importante conhecer bem o seu funcionamento e suas particularidades. Isso porque, ter conhecimento sobre esse assunto te ajuda a fazer as melhores escolhas antes de contratar o consórcio.

Leia também: Consórcio: a ajuda que você precisa para realizar seu sonho

Contatar um consórcio: O que é consórcio?

Certamente, antes de contratar um consórcio, é preciso entender o que ele é. Assim sendo, o consórcio é uma modalidade de compra cooperativa em que um grupo de pessoas se une para adquirir um bem em comum.

Nesse sentido, as pessoas pagam mensalmente uma parcela que, ao fim de cada mês, é reunida em um fundo comum. Dessa forma, o dinheiro é utilizado para a contemplação de um dos participantes, que poderá utilizar o valor para adquirir o bem ou serviço desejado.

Como funciona um consórcio?

Vale destacar que para contratar um consórcio, é preciso escolher a administradora e o plano que melhor se encaixam às suas necessidades. Em seguida, é necessário pagar uma taxa de adesão e uma parcela mensal durante todo o período do consórcio.

Assim sendo, a partir do momento em que você entra para um grupo de consórcio, você passa a concorrer com os demais participantes pela contemplação.

A contemplação pode ocorrer de duas formas: por sorteio ou por lance. No sorteio, todos os participantes que estiverem em dia com suas parcelas concorrem igualmente ao prêmio. No lance, é possível ofertar um valor maior do que a parcela mensal para aumentar as chances de contemplação.

O que é uma assembleia de consórcio?

A assembleia de consórcio é um encontro mensal realizado pela administradora para a contemplação dos participantes. Portanto, nessa reunião, é sorteado um número de cotas contempladas e, em seguida, os contemplados são anunciados. A partir desse momento, o contemplado pode utilizar o valor para aquisição do bem ou do serviço. 

Quais são as taxas ao contratar um consórcio?

Sem dúvidas, ao contratar um consórcio é preciso entender sobre as taxas desse serviço. As taxas de um consórcio incluem a taxa de administração, cobrada sobre o crédito contratado e diluída no prazo do grupo e a primeira parcela de seu contrato, conforme as condições divulgadas

Além disso, também é realizada a cobrança do fundo de reserva, que é para cobrir possíveis deficiências de saldo no grupo e ao final o valor pode retornar reajustado para o consorciado, em caso de não utilização. Também é preciso pagar o seguro, que garante a quitação do bem ou saldo devedor, em caso de falecimento ou invalidez total permanente, que variam de acordo com a administradora.

Quais são as vantagens e desvantagens de contratar um consórcio?

Uma das principais vantagens de contratar um consórcio é a possibilidade de adquirir um bem sem ter que pagar juros. Além disso, o consórcio permite que o participante planeje melhor a sua aquisição e se prepare financeiramente para ela. Bem como a possibilidade de ofertar um lance para aumentar as chances de contemplação.

Por outro lado, uma das principais desvantagens do consórcio é que o participante não tem garantia de quando será contemplado. Além disso, as taxas cobradas podem encarecer o valor final da aquisição, sendo preciso ter disciplina para manter as parcelas em dia.

Confira: Consórcio para cirurgia plástica: praticidade e segurança para realizar seu sonho

Como escolher uma administradora para contratar um consórcio?

Escolher a administradora de consórcio certa é uma decisão importante, que pode ter um grande impacto na sua experiência como consorciado. Assim sendo, pesquise e compare várias administradoras de consórcio antes de tomar uma decisão.

Nesse sentido, verifique as taxas de administração, os prazos de pagamento, as políticas de crédito, a reputação da empresa, a variedade de grupos de consórcio disponíveis, entre outras informações relevantes. Além disso, confira se a taxa de administração é justa e transparente, e não deixe de conferir se há outros custos envolvidos.

Glossário do consórcio 

Por fim, para te deixar ainda mais informado sobre esse assunto, preparamos um glossário com os termos mais usados no ‘universo dos consórcios’. Certamente você vai se deparar com essas expressões no processo de contratar um consórcio.

 

Consorciado Grupo de consórcio Administradora de consórcio Lance Contemplação Assembleia de consórcio Cota de consórcio Fundo comum Fundo de reserva Taxa de administração Taxa de adesão Consorciado

É o participante do consórcio que paga as parcelas mensais em busca da contemplação.

Grupo de consórcio

É o conjunto de pessoas que se unem para adquirir um bem em comum.

Administradora de consórcio

É a empresa responsável pela organização e gestão do grupo de consórcio.

Lance

É a oferta feita pelo consorciado para aumentar as chances de contemplação em uma assembleia de consórcio.

Contemplação

É a seleção de um participante do grupo de consórcio para receber o crédito para a compra do bem ou serviço.

Assembleia de consórcio

É a reunião mensal realizada pela administradora de consórcio para a contemplação dos participantes.

Cota de consórcio

É a fração do bem ou serviço a ser adquirido por cada participante do grupo de consórcio.

Fundo comum

É o montante de dinheiro formado pelas parcelas pagas pelos consorciados que é utilizado para a contemplação dos participantes.

Fundo de reserva

É uma reserva financeira formada a partir do valor da taxa de administração, que serve como proteção para o grupo de consórcio em caso de inadimplência.

Taxa de administração

É o valor cobrado pela administradora de consórcio para a organização e gestão do grupo.

Taxa de adesão

É a taxa paga pelo consorciado no momento da adesão ao grupo de consórcio.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

COMPARTILHAR: