#Pix QR Code Estático x Dinâmico
A diferença entre QR Code Estático e QR Code Dinâmico no Pix
O Pix já é uma realidade no mundo dos pagamentos desde novembro. Segundo pesquisa* realizada pelo Ibope, a nova forma de pagar, receber ou transferir já é a queridinha de aproximadamente 60% dos brasileiros e teve mais de 43 milhões de transações.
Usar o Pix como forma de pagamento ou recebimento é muito fácil e pode ser feito de três formas: informando os dados da sua conta, suas chaves ou compartilhando um QR Code. No caso do QR Code, é possível gerá-lo diretamente no aplicativo da instituição financeira e assim que o código é lido, o pagador é direcionado à tela final para concluir a transação. Além da leitura do código com a câmera do celular, também é possível copiar e colar os dados contidos no QR Code no campo de pagamento.
O Pix conta com duas opções de código: QR Code Estático e QR Code Dinâmico, mas qual é a diferença entre eles? Abaixo você entende como funciona cada um.
QR Code Estático
É a opção mais flexível, pois com ela você consegue definir um valor único e fixo para determinado produto e usa o mesmo código para várias transações com pessoas diferentes. O Banco Central do Brasil recomenda esse tipo de QR Code para pessoas físicas e MEIs.
QR Code Dinâmico
É exclusivo para cada transação, ou seja, um novo QR Code é gerado cada vez que uma operação for realizada. Além disso, é possível incluir, além do valor, a identificação do recebedor. Por conta da exclusividade e a possibilidade de incluir mais informações, a recomendação é que seja utilizado para compras online, e-commerce ou cobranças mais formais.
Na tabela abaixo tem um resumo e comparação sobre os dois tipos:
Agora que você já sabe como funciona cada tipo de QR Code do Pix, pode escolher o que melhor se encaixa na sua realidade.
*A pesquisa utilizou amostra de 2 mil brasileiros, de todas as regiões do país, entre 18 e 24 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.