Antecipação de recebíveis e planejamento financeiro andam juntos

Compartilhe

A antecipação de recebíveis é uma grande saída para empreendedores que querem organizar seu fluxo de caixa e fez muitas vendas para receber a prazo. Isso porque, com esse serviço, é possível adiantar os valores que você receberia somente em 30 ou 60 dias. Dessa forma, o recurso da antecipação se torna muito valioso e estratégico, podendo utilizá-lo para aproveitar oportunidades de negócio como produtos com fornecedores, compra de equipamentos melhores ou aumentar o ambiente de trabalho, ou estoque. Podendo ainda, evitar também o endividamento da empresa com a quitação de dívidas, assunto que se tornou evidente em 2023. Como essa notícia da CNN Brasil – “O total de empresas com dívidas em atraso bateu recorde da série histórica da pesquisa”.

A antecipação não é empréstimo, você sabia?

Esta é uma dúvida muito comum para quem ainda não fez uma antecipação. Mas a diferença é que, ao fazer uma antecipação de recebíveis, você está apenas adiantando um dinheiro que já é seu por direito. Pois se trata das suas vendas a prazo que certamente irá receber.

Entretanto, você não pode tornar a antecipação uma rotina financeira na sua empresa, pois ele afeta o seu caixa por um tempo. Portanto, se fortaleça de um bom planejamento financeiro para não se atrapalhar no futuro.

Práticas que tornarão seu planejamento financeiro mais eficaz

Entenda, o planejamento financeiro é como a união de ações que cooperam para que a sua empresa tenha saúde financeira. Então, primeiramente, não cometa erros como mesclar gastos pessoais com os da empresa, deixar o fluxo de caixa desorganizado, manter o estoque sem acompanhamento e colocar preço de maneira aleatória.

Por isso, indicaremos algumas práticas que te ajudarão a deixar a empresa mais saudável financeiramente.

Defina metas e crie um plano de ação para alcançá-las

Definir onde você quer que sua empresa chegue, faz toda a diferença. Então, comece com isso e entenda bem qual é o lucro que espera te ajudará nas premissas orçamentárias.

Com metas estabelecidas, já pode criar o plano de ação. Geralmente, são ações necessárias para que os objetivos estratégicos sejam alcançados, ou seja, aquelas metas que você já definiu.

Planeje as finanças com previsões orçamentárias

Planejar os orçamentos é extremamente necessário, é como fazer uma versão em números do plano estratégico. Sendo assim, é possível estabelecer cada despesa, como ações de vendas, treinamentos aos funcionários, investimento operacional e outras coisas.

Aliás, tente antecipar cenários que possam acontecer nesse percurso. Simule cenários otimistas como superação de vendas, custos e despesas reduzidas e metas ultrapassadas. Porém, o contrário também pode acontecer. Então, considere isso também, pois um bom planejador sabe como agir caso isso aconteça, é sempre bom deixar pronto um “Plano B”.

Utilize a antecipação de recebíveis de maneira consciente

Após organizar sua empresa e saber até onde você pode ir sem afetar a saúde financeira dela, é o momento de utilizar a antecipação de recebíveis de maneira consciente e estratégica. Seja em cenários pessimistas ou de extrema abundância, a antecipação de recebíveis pode ajudar muito no planejamento. Com esse recurso você pode:

  • Fortalecer o capital de giro;
  • Quitar despesas e contas importantes;
  • Deixar o fluxo de caixa no verde;
  • Além de outros…

Dessa forma, evitando a inadimplência e garantindo uma liquidez rápida das vendas, a sua empresa pode ser bem vista no mercado e ter bom relacionamento comercial.

Além disso, ao setor do agronegócio, esse serviço é muito utilizado também. Para a finalidade de:

  • Aquisição de insumos para melhorar o trabalho no campo;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Cobertura de despesas inesperadas;
  • Permite aproveitar as negociações vantajosas de mercado;
  • E muito mais…

Então, você que é produtor rural, esse produto é para você também!

A propósito, os nossos cooperados ganham muito contratando esse serviço. Pois, além dos benefícios proporcionados pela própria antecipação, existem os proporcionados ao contratá-lo na sua cooperativa CrediSIS. Afinal, sua participação como cooperativista traz inúmeros benefícios para você, a cooperativa e sua comunidade. 

Se você ainda não faz parte do cooperativismo, procure uma de nossas cooperativas mais próxima de você e venha ser CrediSIS!

Leia também: Capital de giro é saúde financeira para sua empresa

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também