Cuidados na Black Friday

Compartilhe

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday conquistou seu espaço no varejo brasileiro e é uma das datas mais aguardadas entre os consumidores e varejistas. Este ano, com a pandemia, estima-se que o comércio recupere parte das vendas que foram afetadas no primeiro semestre.

Um levantamento do Google mostra que as buscas por temas relacionados à Black Friday cresceram 38% entre abril e julho deste ano em comparação ao ano passado. Dessa forma as lojas se vêem obrigadas a entrar no mundo digital para tentar ganhar seu espaço. No entanto, você precisa ter atenção aos sites que entra, pois nessa época o número de golpes também aumenta, já que existe um tráfego maior de pessoas buscando realizar compras.

Confira algumas recomendações para aproveitar a black friday com segurança:

  • Site falso

Durante a Black Friday muitos criminosos usam uma técnica conhecida como “phishing”, que consiste em enviar ofertas com links de sites falsos através de e-mail e sms. Ao clicar em um destes links o equipamento que o usuário está usando é infectado com um vírus que rouba suas informações pessoais. Essa prática costuma usar sites falsos com o nome de empresas reconhecidas nacionalmente, então antes de clicar em alguma oferta suspeita é ideal conferir se o site é oficial.

  • Pagamentos

Nas compras online existem diversas formas de pagamento como cartão de crédito ou débito, boleto bancário e até sites especializados em intermediar pagamentos online. Uma dica que serve tanto para os sites que intermediam pagamentos quanto para o uso do cartão de crédito ou débito é verificar se o nome do domínio confere com o site que você está realizando a compra. Para os boletos bancários é importante conferir o nome do beneficiário antes de realizar o pagamento.

  • Descontos que não existem

O maior destaque da Black Friday são os descontos, mas é importante ficar atento a eles. Em alguns casos as marcas fazem propaganda de um percentual, mas ao incluir o produto no carrinho o valor está diferente do anunciado. Por isso fique sempre de olho ao finalizar sua compra e verifique se o valor coincide com o do anúncio. Caso note algo errado, procure o canal de atendimento ao cliente do site onde está realizando a compra e, se necessário, o Procon.

  • Pesquisar nunca é demais

Ter em mente os produtos que deseja e pesquisar antes de efetuar a compra é uma boa prática para aproveitar as melhores ofertas. Compare os preços do mesmo produto em diferentes lojas e não se esqueça de incluir o valor do frete, pois é um dos fatores que fazem a maior diferença no valor final da compra, podendo deixá-la muito mais alta do que o previsto. 

Agora que você já sabe os cuidados que precisa ter com a Black Friday, não deixe de aproveitar as condições exclusivas deste período.


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também