Porque devo participar das assembleias da minha cooperativa?

Compartilhe

Se você tem uma empresa, seja ela grande ou pequena, certamente participa de todas as discussões e decisões que influenciam nos rumos do seu empreendimento. Até quem não tem sabe que é importante esse acompanhamento. Você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com participar das assembleias da minha cooperativa?

Pois bem, tem muita relação. Ou você se esqueceu que também é dono da cooperativa? Sendo assim, tem o direito, e porque não dizer a obrigação, de acompanhar as discussões e expressar suas opiniões.

Participar das assembleias da minha cooperativa 

Na Assembleia Geral Ordinária muita coisa é discutida, como a aprovação da prestação de contas dos órgãos da administração, destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas.

Por tanto, não pense que a Assembleia é apenas uma formalidade, pelo contrário,  é mais uma oportunidade de acompanhar como o seu dinheiro está sendo cuidado. Até porque, para poder opinar e dar o seu voto, é necessário estar bem informado.

Acompanhamento de resultados e eleição de dirigentes

Um dos pontos importantes da Assembleia é a apresentação do balanço financeiro referente ao ano anterior. Por tanto, participando das Assembleias você consegue acompanhar de perto como a instituição vem administrando os valores investidos.  

Bem como, é apresentada a distribuição das sobras. Vale lembrar que é direito do cooperado receber as sobras na proporção das operações realizadas. Também são nessas reuniões que acontece a eleição de novos dirigentes. 

É o momento de exercer seu direito como associado e escolher quem você gostaria que estivesse à frente da cooperativa. Por tanto, seu voto é de extrema importância. Não abra mão desse direito. 

Como participar das assembleias? 

Certamente sua cooperativa vai te informar sobre a data marcada para a realização da Assembleia. Por conta da pandemia, em 2021 aconteceram Assembleias no formato online, verifique com sua cooperativa se neste ano a reunião será presencial, online, ou se terá os dois formatos. 

Se for online garanta uma boa conexão de internet e acompanhe com atenção, até porque mesmo sendo virtual, é possível interagir e necessário votar. Se for presencial, chegue no horário estipulado e não saia antes do encerramento, garantindo assim, sua participação em todos os assuntos debatidos e nas decisões tomadas. 


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também