Quanto do meu salário eu devo investir?

Compartilhe

Certamente em algum momento você já pensou em parar de gastar seu dinheiro e fazer algum investimento. Mas aí vem aquela dúvida, quanto devo tirar do meu salário para investir? 

Pois é, essa dúvida é comum à muita gente. Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar. Então anota aí, e comece a tirar do papel o plano de cuidar melhor da sua vida financeira. 

Confira também: A importância da educação financeira na infância

Porém, vale destacar que o ideal é consultar um especialista para te ajudar nessa missão. É o famoso, cada caso, é um caso. Então, é preciso avaliar as especificidades de cada pessoa e assim chegar ao valor ideal para ser investido. 

O que é investimento?

Bom, poderíamos trazer uma explicação bem técnica, mas no fim das contas é você pegando o seu dinheiro agora e colocando-o em um ‘local’ para que, no futuro, o valor seja maior. Obviamente não é debaixo do colchão que seu dinheiro vai render. 

Assim sendo, é preciso acompanhar e entender um pouco do mercado financeiro, para a partir daí escolher o tipo de investimento que faz sentido para você. Lembrando que, não precisa ter muito dinheiro para começar a investir. 

Ou seja, não faz sentido deixar seu dinheiro parado, esperando acumular um valor ‘x’ para só depois investir. Dessa maneira, procure uma instituição financeira da sua confiança e converse sobre os tipos de investimentos que ela oferece. 

Você também pode gostar: Investimento, o que é?

Quanto do meu salário deve ser investido?

Como dito anteriormente, o valor a ser investido varia de pessoa para pessoa. Muita coisa precisa ser considerada. Porém, existe uma regrinha que, geralmente, funciona com boa parte das pessoas. 

É a regra 50-15-35. Dessa maneira, nesse método, 50% da sua renda deve ser utilizada para custear as despesas essenciais. Já para lazer e estilo de vida, destine 35%  do seu orçamento. Por fim, para investir ou quitar dívidas, use 15%. 

Porém, se você fizer as contas e perceber que ainda não consegue investir 15% do seu salário, invista o que for possível. O que vale é começar e compreender a importância dessa organização financeira para o seu futuro. 

Onde investir? 

Existem várias formas de investimentos, algumas com mais e outras com menos retorno. De uma maneira bem ampla, podemos dizer que nesse nicho de investimentos financeiros há os investimentos de renda fixa e os de renda variável. 

Quando é de renda fixa conseguimos ter melhor noção do quanto vamos ter na hora de resgatar o valor investido, já na renda variável isso não é possível. Uma boa opção de investimento é o Recibo de Depósito Cooperativo, conhecido como RDC.

Leia também: RDC: investimento com rentabilidade e segurança

No RDC você aplica seu dinheiro em uma cooperativa de crédito, e ela te remunera de acordo com a taxa de rendimentos escolhida no momento da aplicação. Este é um tipo de investimento mais seguro por ser uma opção de renda fixa.

Procure uma cooperativa CrediSIS, converse com um dos consultores e entenda mais sobre o RDC e as vantagens desse tipo de investimento. 


E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail os próximos posts e compartilhe no WhatsApp, Facebook ou LinkedIn.

Assine e receba conteúdo exclusivos no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Leia também